
Ferramenta permite verificar os locais onde estão instalados os dispositivos de fiscalização eletrônica e consultar estudo que justifica instalação do aparelho. Prefeitura deve atualizar site para atender nova lei aprovada na Câmara Municipal
Para promover mais transparência em relação às multas de trânsito, a Superintendência de Trânsito (Setran) de Curitiba lançou na última segunda-feira (5) um site com informações sobre infrações de trânsito registradas e multas aplicadas, além de informações sobre radares instalados na cidade.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A ferramenta foi lançada para atender às determinações de um projeto de lei aprovado pela Câmara da capital e sancionado pela prefeitura na última semana. A proposta prevê que essas informações sejam atualizadas a cada trimestre no site do órgão.
No portal, é possível verificar os locais em que são instalados os dispositivos de fiscalização eletrônica e consultar os estudos que justificam a instalação do aparelho em determinado local. O município tem 347 radares em 194 pontos, que fiscalizam 883 faixas.
Além disso, o site permite verificar onde os motoristas mais recebem multas. Somente em 2025, foram 16 mil penalidades no cruzamento da avenida Silva Jardim com a Brigadeiro Franco. Confira os outros locais em que os motoristas mais recebem multas em Curitiba:
Rua 24 de maio;
Avenida Visconde de Guarapuava;
Avenida Mariano Torres.
LEIA TAMBÉM:
Conclave: ‘Se fosse um brasileiro, meu tom de voz mudaria’, diz jornalista paranaense que vai anunciar novo papa canal oficial da Santa Sé
Investigação: Preso por morte de grávida em trilha de cachoeira premeditou crime para simular acidente, diz juíza
Polícia: Primo de jovem encontrado morto no Lago de Itaipu é preso suspeito de cometer o crime
Multas mais comuns em Curitiba
As multas mais frequentes na cidade também podem ser consultadas no site. Nos primeiros meses de 2025, as principais infrações cometidas registradas foram:
Velocidade superior ao máximo permitido em até 20% – 182 mil
Veículo fora da faixa destinada pela sinalização – 41 mil
Multa por não identificação do condutor infrator, imposta a pessoa jurídica – 40 mil
Estacionamento em local proibido – 30 mil
Avanço de sinal vermelho no semáforo – 20 mil
Com mais de 407 mil penalidades neste ano, foram arrecadados R$ 61 milhões com infrações de trânsito na cidade, segundo o portal. A ferramenta permite que o usuário possa acompanhar como esse dinheiro está sendo usado pela prefeitura.
Conforme o relatório parcial de trânsito, a verba recebida por meio das multas foi destinada à sinalização, engenharia de trânsito, policiamento e fiscalização e educação no trânsito.
De acordo com a Setran, o site deve receber melhorias nos próximos meses, para facilitar a navegação do usuário.
Radar em Curitiba
Luiz Costa/SMCS
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.