
Dados do Detran-SP apontam que, do total de 5.605 veículos, 3.943 circulavam com o documento irregular, em maio deste ano, na metrópole. Campinas tem 70% da frota movida a gás natural com laudo de segurança vencido
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) aponta que 70,3% da frota de veículos com Gás Natural Veicular (GNV) circula com certificado vencido ou não licenciado, em Campinas (SP).
Do total de 5.605 veículos, 3.943 circulavam com o documento irregular, em maio deste ano, na metrópole.
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Para circular, os veículos com GNV precisam passar por uma inspeção de segurança, em uma Instituição Técnica Licenciada homologada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Então, é expedido o Certificado de Segurança Veicular (CSV), que deve ser renovado anualmente.
Em cada renovação, é necessário fazer uma nova inspeção veicular. Circular com o certificado irregular é infração gravíssima, com 7 pontos na carteira, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo.
Esse certificado é necessário para garantir que não há riscos no uso do equipamento e para o veículo.
“Se o condutor não verifica, por exemplo, a validade do cilindro, esse cilindro pode ter alguma fissura, alguma coisa que compromete a segurança do veículo. Se ele tiver um invólucro rasgado, uma traqueia rasgada, ele pode inalar esse gás. Isso também pode causar um problema de saúde”, explica o gerente de qualidade Henrique Pinheiro.
Certificado de Segurança Veicular (CSV) deve ser renovado anualmente.
Reprodução EPTV
A documentação de segurança do sistema de gás natural também pode ser verificada na hora do abastecimento nos postos.
Segundo Eduardo Valdivia, vice-presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis (Recap), o frentista solicita a apresentação desse selo antes de se começar o abastecimento, e a maioria das certificadoras coloca um adesivo de vistoriado no para-brisa do carro.
“O GNV é um combustível que o abastecimento é tão seguro quanto o da gasolina. Então, se a instalação estiver bem feita, o equipamento estiver em ordem, sim, é muito seguro”, reforça.
70% da frota de veículos com GNV circula com certificado vencido ou sem licença em Campinas
Reprodução EPTV
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