Operação da PF desarticula organização criminosa que atuava no Amapá e mais três estados  


Foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão. Suspeita é que o grupo atuava no tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro.  Operação Ruptura, realizada nesta quarta-feira
Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal (PF) desarticulou um grupo criminoso com atuação no Amapá, Rio de Janeiro, Pará e Maranhão. A operação Ruptura foi realizada na manhã desta quarta-feira (2) e cumpriu 15 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão. A suspeita é de que a facção era responsável pelo tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro. 
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A ação cumpriu mandados de prisão em Macapá, Santana, Amapá, Porto Grande, Breves, Santarém e em São Luís do Maranhão . 
Segundo a PF, a cúpula da organização atuava no Amapá e era responsável direta por dar ordens para comercialização de entorpecentes e armas, planejamento de homicídios, recolhimento de valores para financiar ações criminosas, batismo de novos membros, além do enfrentamento a outras facções. 
Foi apurado ainda que um braço de uma facção do Rio de Janeiro articulava a comercialização de drogas e crimes de roubo no Amapá 
Os investigados responderão pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro. 
Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos
Polícia Federal/Divulgação
Participaram da ação a Polícia Civil do Amapá, por meio da Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), Delegacia de Polícia de Porto Grande, Força Tática, Companhia de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Delegacia de Polícia Civil de Breves e Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) do Maranhão. 
🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 no WhatsApp
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.