Onda de frio leva país a mínimas negativas, com -7°C no Sul; veja as cidades com menores temperaturas


A menor mínima foi vista em cidades de Santa Catarina, em cidades que os termômetros chegaram a -7,7°C. Para se ter uma ideia, isso é tão frio quanto o inverno na Noruega. São Joaquim, na Serra catarinense, nesta quarta-feira, 2 de julho
Mycchel Legnaghi/Divulgação
A onda de frio derrubou as temperaturas pelo país nesta quarta-feira (2). A menor mínima foi vista em cidades de Santa Catarina, em cidades que os termômetros chegaram a -7,7°C. Para se ter uma ideia, isso é tão frio quanto o inverno na Noruega. Abaixo veja a lista das cidades com as menores temperaturas.
Essa é a segunda onda de frio do inverno, com um intervalo de uma semana. A onda é reflexo de uma massa de ar polar, que vem dos extremos do globo, onde é mais frio.
O frio intenso acontece no sul do Brasil, afetando Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. No entanto, ela também está derrubando as temperaturas, mas de forma mais amena, no restante do país.
Abaixo, o g1 listou as menores mínimas registradas:
São Joaquim (SC): -7,78 °C
Urupema (SC): -7,38 °C
Urubici (SC): -6,14 °C
Santana do Livramento (RS): -4,7ºC
São Francisco de Paula (RS): -4,4ºC
São José dos Ausentes (RS): -4,2ºC
Dom Pedrito (RS): -4ºC
Painel (SC): -3,85 °C
Rio Rufino (SC): -3,83°C
Cambará do Sul (RS): -3,6ºC
Vacaria (RS): -3,2ºC
Bagé (RS): -3ºC
Brunópolis (SC): -3°C
Ibiam (SC): -2,85ºC
Bocaína do Sul (SC): -2,76 °C
Ajuricaba (RS): -2,6ºC
Veranópolis (RS): -2,6ºC
Victor Graeff (RS): -2,6ºC
Ilópolis (RS): -2,4ºC
Lages (SC): -2,26°C
Uruguaiana (RS): -2ºC
Pinhal da Serra (RS): -1,9ºC
Serafina Corrêa (RS): -1,9ºC
Erechim (RS): -1,8ºC
Carazinho (RS): -1,8ºC
Alegrete (RS): -1,6ºC
Soledade (RS): -1,6ºC
Palmeira das Missões (RS): -1,4ºC
Santa Maria (RS): -1,2ºC
Palmeira (SC): -1,15°C
São Gabriel (RS): -1,1ºC
Passo Fundo (RS): -1,1ºC
Lagoa Vermelha (RS): -1ºC
Bento Gonçalves (RS): -0,9ºC
Tupanciretã (RS): -0,5ºC
Santo Augusto (RS): -0,3ºC
São Luiz Gonzaga (RS): -0,2ºC
São Vicente do Sul (RS): -0,1ºC
❄️ Frio extremo no Mato Grosso e no Acre
Nos estados de Mato Grosso e do Acre os termômetros não chegam a temperaturas tão baixas mesmo no inverno. No entanto, eles bateram recordes com a onda de frio que começou na segunda-feira (30).
Em Cuiabá, cuja a marca registrada é o calor, os termômetros chegaram a 13,1°C e a cidade registrou o dia mais frio do ano.
No Acre, os termômetros chegaram a 13,4°C, um recorde no ano e atípica mesmo para o inverno.
O estado ainda registrou na capital a menor máxima vista esse ano, que foi de 20°C. O recorde anterior era de 23.9°C.
❄️ O que esperar nos próximos dias?
A massa de ar polar que atua sobre o Sul do Brasil deve manter as temperaturas baixas até o fim da semana.
Nesta quarta-feira e na madrugada e manhã de quinta-feira (3), as temperaturas devem permanecer em níveis baixos, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde o centro da massa de ar frio atua sobre o estado.
A tendência é de que o frio diminua gradualmente no decorrer da tarde de quinta-feira e na sexta-feira (4), quando boa parte da massa de ar polar já deve estar sobre o oceano, afastanda do Sul do Brasil.
A partir desse momento, as temperaturas devem começar a se elevar de forma gradual na região e mais ainda em outros áreas do Centro-Sul.
🌧️Chuvas no Sudeste e Nordeste
Além do frio, a quarta-feira (2) terá chuva forte em várias regiões do país. O litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo está em alerta para volumes elevados e chuva contínua, que podem causar transtornos.
No Nordeste, áreas do litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte estão sob alerta para temporais isolados, causados pela infiltração marítima que favorece a formação de nuvens carregadas. Natal (RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE) podem registrar chuvas fortes, assim como o norte do Ceará.
No Norte, temporais são previstos para o norte e noroeste do Amazonas e metade oeste de Roraima. Chuvas moderadas a fortes devem atingir ainda o centro-norte do Amazonas, norte do Pará e Amapá.
Por outro lado, o sudeste do Pará, Tocantins, sul do Maranhão, Piauí e interior da Bahia enfrentam baixa umidade, com níveis abaixo de 30% à tarde.
No Centro-Oeste, o tempo segue firme e seco em Goiás e no Distrito Federal, com umidade relativa do ar abaixo de 30% em algumas áreas à tarde.
Nova onda de frio começa nesta segunda
Adicionar aos favoritos o Link permanente.