Empresa alega que houve ‘sabotagem’ em vazamento de óleo que atinge o Rio Ribeira; entenda


Representante Plumbum do Brasil Ltda. informou que a empresa está cumprindo todas as medidas solicitadas pelo Ibama para conter o vazamento. A empresa atuava como metalúrgica e está desativada há 30 anos. Ibama realizou inspeção no local do vazamento de óleo na empresa Plumbum
Divulgação/Ibama PR
A Plumbum do Brasil Ltda., de onde partiu o vazamento de substância oleosa que atinge o leito do Rio Ribeira de Iguape, suspeita que os tanques tenham sido sabotados. Ao g1, o representante da empresa afirmou que a companhia atuava como metalúrgica e está desativada há 30 anos.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp
“Sofremos uma sabotagem e alguém abriu tanques com BPF piche (óleo para asfalto) . Os tanques já estão fechados, mas estamos providenciando a limpeza por onde o óleo escorreu”, afirmou o representante da empresa, que terá a identidade preservada.
A Secretaria de Meio Ambiente de Adrianópolis (PR) informou, no dia 26 de junho, que o vazamento partiu da antiga Plumbum e representava risco de contaminação nas cidades sob influência direta das águas: Itaoca (SP), Iporanga (SP), Eldorado (SP) e Adrianópolis (PR). Na ocasião, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) chegou a instaurar um procedimento.
Equipe do Ibama realizou inspeção técnica no Rio Ribeira de Iguape, em Adrianópolis (PR)
Divulgação/Ibama PR
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) enviou uma notificação formal à empresa, na segunda-feira (30), determinando medidas emergenciais para contenção do material e fim de conter os impactos ambientais (veja mais abaixo).
Ao g1, o representante garantiu que os trabalhos para cumprimento das medidas solicitadas são realizados desde terça-feira (1). “Estamos trabalhando intensivamente para resolver mais rapidamente possível o ocorrido”, disse.
De acordo com ele, a empresa também está providenciando análises químicas detalhadas em torno da unidade para ter 100% de segurança que não houve contaminação na água do rio. “Este óleo é bem denso e não contamina o lençol freático”, afirmou.
Área industrial desativada foi alvo de inspeção do Ibama
Divulgação/Ibama PR
Mudança de setor
O proprietário Plumbum do Brasil Ltda. explicou ao g1 que os tanques de óleo BPF pertenciam à antiga Plumbum Metalúrgica. “É outro CNPJ que atuava até 1995. Foi quando parou as atividades e ficou este piche nos tanques até hoje, com os registros fechados. Mas infelizmente alguém abriu”, relatou.
De acordo com ele, a Plumbum do Brasil Ltda. não atua no local do vazamento, mas em um uma área próxima da unidade. “Estamos trabalhando para reiniciar as atividades no ramo da mineração e beneficiamento de calcário”, disse.
Ibama
Confira as providências exigidas pelo Ibama:
Instalação de barreiras de contenção na área de lançamento;
Coleta e análise da água em pontos estratégicos do rio;
Limpeza das áreas afetadas, incluindo instalações industriais e rede de drenagem;
Armazenamento adequado dos resíduos contaminados;
Apresentação de documentação sobre eventuais embargos ou termos de ajustamento de conduta.
De acordo com o Ibama, caso haja descumprimento total ou parcial, o dono da empresapoderá sofrer sanções administrativas, conforme a legislação ambiental.
Vazamento de óleo atingiu o Rio Ribeira
Prefeitura de Adrianópolis
Fornecimento de água
Segundo a Sabesp, não foram identificadas alterações na qualidade da água captada e distribuída às cidades de Iporanga, Eldorado, Sete Barras, Registro, Ilha Comprida e Iguape.
Apesar disso, a companhia segue monitorando os mananciais para garantir que todos os índices de qualidade permaneçam dentro dos parâmetros da legislação.
Vazamento de óleo no Rio Ribeira levanta alerta ambiental no Vale do Ribeira
Prefeituras
Em comunicados divulgados nas redes sociais, as prefeituras de Iporanga e Eldorado alertaram que o acidente representa risco de contaminação para as águas e o ecossistema da região. Ambas garantiram que estão monitorando a situação.
Ainda em nota, as prefeituras orientaram os moradores a evitarem contato com a água do rio e acionarem a Defesa Civil ou Secretaria de Meio Ambiente em caso de manchas ou alterações.
O g1 não conseguiu contato com a administração municipal de Itaóca.
Vazamento de óleo atingiu o Rio Ribeira
Prefeitura de Adrianópolis
Entenda o caso
Um vazamento de óleo atingiu o Rio Ribeira de Iguape, que passa pelos estados do Paraná e de São Paulo. Segundo o secretário do Meio Ambiente de Adrianópolis, Michel Coutinho Hamon Mello, os responsáveis pelo local e o Instituto Água e Terra (IAT), setor de Acidentes Ambientais, foram acionados para executar os protocolos de segurança, limpeza e descontaminação.
O rio é o principal da bacia hidrográfica do Vale do Ribeira e atravessa diversas outras cidades do estado de São Paulo, como: Registro, Pariquera-Açu, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Apiaí e Ribeira. Apesar disso, não há risco de contaminação nesses municípios até o momento, segundo as autoridades.
Vista aérea do Rio Ribeira de Iguape
Prefeitura de Eldorado/Divulgação
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.