
Recolha de cavalos, bois e vacas está suspensa na cidade, e acidentes envolvendo esses animais têm causado danos, feridos e até mortes. Animais de grande porte em ruas causam problemas e acidentes no trânsito em Rio Preto
Motoristas e pedestres de São José do Rio Preto (SP) convivem com um perigo constante: animais de grande porte circulam livremente por ruas, avenidas e rodovias da cidade. Cavalos, bois e vacas têm sido flagrados invadindo pistas, pastando em canteiros centrais e até revirando lixo em bairros residenciais.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Só no último ano, a região registrou colisões com cavalos e vacas em importantes vias como a BR-153, SP-425 e rodovia Décio Custódio da Silva.
Animais de grande porte soltos em vias públicas de Rio Preto preocupa moradores.
Reprodução/TV TEM
Além de representar risco à vida, a presença desses animais nas vias impacta o tráfego e desafia a ação das autoridades. A situação é ainda mais preocupante porque, segundo a própria Guarda Civil Municipal (GCM), o serviço de recolha de animais de grande porte está suspenso no município. O contrato com a empresa responsável expirou e segue em processo de renovação, sem prazo para a retomada.
Enquanto isso, a orientação da prefeitura é que a população acione a GCM pelo telefone 153 sempre que presenciar um animal solto. A corporação se limita a orientar o trânsito até que a situação seja resolvida. Casos envolvendo animais silvestres devem ser encaminhados à Polícia Ambiental e, em situações de animais mortos, o contato deve ser feito com a Secretaria de Meio Ambiente pelo número 0800-771-0155.
Prefeitura suspende recolha de animais soltos nas vias de Rio Preto.
Reprodução/TV TEM
Já a Secretaria do Bem-Estar Animal informou que o contrato de atendimento clínico a animais de grande porte foi renovado, mas a recolha desses bichos nas ruas segue paralisada.
Além do risco à segurança, a responsabilidade legal pela circulação desses animais é dos próprios tutores, que devem manter os bichos em locais cercados e seguros. A negligência pode gerar penalidades.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM