
A programação acontece neste sábado (12) e domingo (13), com atividades gratuitas de dança, música, gastronomia, manifestações religiosas e contação de histórias. Começa neste sábado (12) e vai até domingo (13) a tradicional Festa da Rua de Baixo, em São Tomé das Letras (MG). O evento é símbolo da cultura afro da cidade há 60 anos e traz na programação atividades de dança, música, gastronomia, manifestações religiosas e contação de histórias, tudo de forma gratuita à população.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Realizado pelo Coletivo Festa da Rua de Baixo e o Ponto de Cultura Voz da Terra, o evento conta com o apoio da prefeitura municipal e do Ponto de Cultura Culturando na Montanha. Além das expressões culturais, shows de artistas locais e atrações convidadas complementam a festa.
Festa da Rua de Baixo: tradição de 60 anos que celebra a cultura afro acontece neste final de semana em São Tomé das Letras, MG
Maíra Aragão/Culturando
Um dos destaques desta edição é o show de Claudinho de Oliveira, fundador do grupo de pagode Soweto. Já entre os artistas da casa destaca-se Tibilk, ícone da música local. Tomé Rosa é o responsável por apresentar as manifestações culturais, e Felet Rosa – representante da Rua de Baixo, junto da atriz Fania Espinosa, estão na apresentação dos shows.
Outra grande estrela da festa é a gastronomia mineira. A comida, preparada com saberes tradicionais e ingredientes locais, é também uma forma de manter viva a memória das comunidades e suas ancestralidades.
“Não é fácil realizar um festejo como este! É com muita luta que insistimos, existimos e resistimos em cada edição. Contamos com o apoio do povo de São Thomé, de pessoas de fora que admiram a Festa. São muitas mãos envolvidas para fazer acontecer! Isso mostra a força do povo preto, os verdadeiros fundadores de São Thomé das Letras”, destaca a Mestra Tiana, organizadora do evento.
Confira abaixo a programação completa
📍Local: Rua Camilo Rios (Rua de Baixo), Centro
Sábado (12/07)
9h – Benção da Festa
10h – Momento da Ruazinha – Oficina das Crianças
11h – Ternos de Congada
13h – Cortejo dos Orixás com o Afoxé
14h30 – Puxada de Rede
15h10 – Causos e Contos
16h – Capoeira B.E.C.A. STL e Barra Vento
17h – Láloka
18h – Pikapau
19h – Samba de Roda
20h30 – Tibilk
21h30 – Glen Arcoverde
22h30 – Cabelinho da Lua part. Day Paradise
23h30 – Sistah Mari
0h30 – Ventura Mina
1h30- MC café convida
2h – RZO A Banca
Domingo (13/07)
8h – Moda de Viola
9h – Missa Sertaneja
10h30 – Moda de Viola
11h – Folia de Reis
14h30 – Terço de São Gonçalo
16h – Banda Corporação Musical de São Thomé
18h – Quadrilha
19h – Portal do Samba
20h – Claudinho de Oliveira
22h – Forrólogia
23h – Forró Gnomo
0h – Johny Vianna
Programação traz atividades gratuitas de dança, música, gastronomia, manifestações religiosas e contação de histórias.
Maíra Aragão/Culturando
‘Festa da Rua de Baixo’ começou como festa junina e se tornou símbolo de resistência
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas