Mãe surpreendida no trabalho com notícia de bolsa de estudos da filha diz que sempre a incentivou: ‘É o início de tudo’


Shirley de Almeida é mãe da estudante que viralizou ao chegar de surpresa no trabalho para contar que vai cursar fisioterapia. Ela disse que vendeu as férias e usou o 13º para ajudar a filha a se mudar para capital. Filha viraliza com vídeo mostrando para mãe que foi aprovada para bolsa no Prouni
O vídeo da estudante Sara surpreendendo a mãe no supermercado onde trabalha com a notícia de que havia conseguido uma bolsa de estudos viralizou e alcançou mais de 12 milhões de visualizações. Nas imagens, a mãe, Shirley de Almeida, se emociona ao encontrar a filha e descobrir que todo esforço incentivando a jovem a estudar teve um dos objetivos alcançados: “É o início de tudo”, disse.
📱 Clique aqui e siga o perfil do g1 Tocantins no Instagram.
Shirley, de 42 anos, é operadora de caixa há mais de dez anos no mesmo supermercado de Divinópolis do Tocantins. Foi nesse local que a filha a surpreendeu com o rosto pintado, braços coloridos e um sorriso cheio de orgulho, anunciando a conquista da bolsa.
“A prima buscou ela na rodoviária, pintou o rostinho, os bracinhos. E quando ela virou os braços pra mim, eu não acreditei. Uma mãe operadora de caixa, que não ganha muito, saber que sua filha vai estudar em uma faculdade que custa mais de um salário mínimo. Nós conseguimos uma kitnet pequenininha, mas barata. Eu sei que ali é o início de tudo. Sei que todos os sonhos dela vão se realizar quando ela concluir essa faculdade”, disse em entrevista ao g1.
A jovem vai cursar fisioterapia em uma instituição particular de Palmas. Na primeira chamada, Sara não conseguiu pontuação para conseguir a bolsa pelo Prouni. Mas para a surpresa da jovem, a alegria veio na segunda chamada, com seu nome selecionado com a bolsa de 100% através da nota do Enem.
A mãe conta que fez de tudo para apoiar esse novo passo da filha. Antes mesmo da aprovação, ela providenciou a mudança de Sara para capital, pois se ela não fosse aprovada, iria investir em um cursinho para filha.
“Eu vendi minhas férias, usei meu 13º para pagar dois meses de aluguel, comprar os móveis e uma boa compra de mercado pra ela. Não deu pra comprar tudo novo, a gente não tinha condição”, relata.
Sara e a mãe Shirley em fotos na faculdade
Sara de Almeida/Arquivo Pessoal/Montagem g1
Apesar das dificuldades, ela sempre ensinou à filha a ter orgulho de sua história. “Eu trabalho nesse mercado desde que ele abriu. A Sara já ouviu comentários de coleguinhas sobre eu ser caixa de supermercado, mas eu nunca deixei ela se vitimizar. Eu criei uma menina forte, e muito inteligente”, afirma com orgulho.
Para Shirley, a conquista da filha é uma resposta a anos de esforço. “Só Deus mesmo. Eu sou muito focada nos estudos, e ela também sempre foi. E uma amiga me disse que esse vídeo vai servir de incentivo para muitos jovens que acham que não podem cursar uma faculdade”.
LEIA TAMBÉM
Estudante viraliza ao entrar em supermercado onde mãe trabalha e contar que conseguiu bolsa de estudos na faculdade: ‘Deu certo’
Cursos gratuitos de qualificação profissional são oferecidos durante as férias no Sine; confira
Vagas de estágio com bolsas de até R$ 1,2 mil estão abertas no Tocantins; veja como se candidatar
A surpresa
Sara não contou a novidade de imediato para Shirley. Resolveu, com ajuda das primas, ir até Divinópolis para fazer a surpresa à mãe que sempre a apoiou e cuidou dela com todo amor.
“Quando foi um dia antes daquele vídeo, eu já sabia que eu tinha passado, eu falei para minha mãe que não deu certo. Minha mãe só falou pra mim assim: ‘você vai estudar e vai tentar novamente’. Quando foi no outro dia eu fui de surpresa. Havia quase dois meses que a gente não se via. Além da distância, da saudade para matar, eu fui com a notícia”, contou Sara.
Sara surpreendeu a mãe no trabalho para contar sobre a bolsa de estudos
Reprodução/Redes Sociais Sara de Almeida
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Infância em Divinópolis
A jovem foi criada pela mãe e pelos avós em Divinópolis, interior do Tocantins. Sara enfrentou muitos momentos de incerteza até conseguir conquistar o objetivo de entrar no ensino superior. Pensou até em desistir de enfrentar essa jornada de estudos, principalmente depois da morte do bisavô.
“Ele que fez o papel de pai na minha vida, e eu perdi ele. Foi muito difícil passar pelo luto. E foi um momento onde meu rendimento caiu, aquele meu esforço, tudo caiu. Porque parece que não tinha sentido”, relembrou.
O julgamento pelas condições da família também atrapalhou, em algum nível, a trajetória da jovem. Por ter crescido com uma mãe solo, ela contou que enfrentou situações de julgamento sobre a capacidade da mãe de a criar.
Superados os primeiros desafios de vida, a questão escolar também quase a fez não acreditar em si mesma, principalmente quando não foi chamada na primeira lista do Prouni. Mas o apoio da mãe foi fundamental para que ela não desanimasse.
Sara conseguiu bolsa de 100% por meio do Prouni
Sara de Almeida/Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.