
Operação da Polícia Civil cumpriu quatro mandados na cidade nesta segunda-feira (14). Estelionatários usavam perfis falsos e comprovantes forjados para enganar vítimas em SP; prejuízo passa de R$ 200 mil. Operação da PC de Fernandópolis cumpre mandados contra estelionatários de Uberlândia
PC/Divulgação
Uma operação da Polícia Civil de Fernandópolis (SP), por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra uma quadrilha de estelionatários de Uberlândia nesta segunda-feira (14). O grupo criminoso é investigado por aplicar uma série de golpes eletrônicos em vendedores de diversas cidades do Estado de São Paulo.
➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram
Durante a ação, realizada com apoio da Polícia Civil de Uberlândia, os policiais apreenderam celulares, notebook, videogames e um caderno com anotações sobre as fraudes.
Um dos investigados, identificado pelas iniciais M.D.S., de 19 anos, confessou participação no esquema, mas se recusou a identificar os comparsas.
Golpes em série pelo Facebook com perfis falsos
O delegado responsável pela operação, Rafael Prado Buosi, informou ao g1 que o grupo já era monitorado há algum tempo. Além dos mandados em Uberlândia, as equipes de Polícia Civil seguem para o Norte de Minas, ainda nesta segunda, para cumprir outros mandados judiciais. A cidade não foi divulgada para não atrapalhar as investigações.
“É uma quadrilha bem estruturada, que agia com frieza e planejamento, explorando a confiança das vítimas e as facilidades do ambiente digital”, afirmou.
Ainda de acordo com Prado, as investigações apontaram que a quadrilha utilizava o Facebook Marketplace para enganar vendedores de produtos como eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e até motores de popa. Os criminosos simulavam a compra e enviavam motoristas de aplicativo para retirar os itens, utilizando comprovantes de transferências bancárias falsos para convencer as vítimas.
Reportagem em atualização.
Leia também:
Operação Escobar: Gaeco cumpre mais de 20 mandados judiciais contra o tráfico de drogas
Operação Defensio Vitae combate quadrilha com estrutura logística para assassinatos ligados
Operação Captação: Gaeco apura envolvimento de agentes de segurança em crimes
Operação Defensio Vitae mira quadrilha envolvida em homicídios e tráfico
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas