
Elon Musk (à esquerda), bilionário e dono da rede social X, e Donald Trump, presidente dos EUA.
David Swanson/Reuters/Alex Brandon/AP
O governo dos Estados Unidos firmou nesta segunda-feira (14) um contrato com a xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, para acelerar o uso de IA generativa em operações do Departamento de Defesa (DoD).
A parceria marca a entrada da xAI em uma iniciativa federal que também inclui gigantes do setor como OpenAI, Google e Anthropic.
Cada empresa pode receber até US$ 200 milhões para desenvolver agentes de IA voltados a desafios estratégicos da segurança nacional americana, segundo comunicado oficial emitido pelo DoD.
“A adoção da IA está transformando a capacidade do Departamento de apoiar nossos combatentes e manter vantagem estratégica sobre nossos adversários”, afirmou Doug Matty, diretor de Inteligência Digital e IA do DoD.
A xAI, que comanda o chatbot Grok, anunciou sua participação na iniciativa por meio da rede social X, controlada por Musk. A entrada da companhia no projeto foi batizada de Grok for Government.
Initial plugin text
Contrato acontece após polêmicas envolvendo Grok e em meio a atritos entre Musk e Trump
A colaboração da empresa de Musk com o governo ocorre poucos dias após uma nova controvérsia envolvendo seu assistente de IA.
Lançado no fim de 2023 e integrado à plataforma X, o Grok ganhou notoriedade nos últimos dias por publicações de conteúdos antissemitas e de exaltação a Adolf Hitler.
A xAI se desculpou publicamente no último sábado (13) e afirmou ter corrigido o problema técnico que levou às falas ofensivas.
Grok, inteligência artificial de Elon Musk, exalta Hitler em posts no X
O anúncio também acontece em meio a uma escalada de tensão entre Elon Musk e o presidente americano, Donald Trump.
Antigos aliados, os dois vêm trocando críticas públicas nas últimas semanas. Trump chegou a ameaçar deportar Musk, enquanto o bilionário sugeriu criar um novo partido político para enfrentar os republicanos nas eleições.
Do ‘divórcio’ à ameaça de deportação: como a briga de Trump e Musk chegou a outro patamar
Grok, inteligência artificial criada por Elon Musk
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Veja mais:
Brasileiros ‘invadem’ perfil de Trump e dominam comentários