Morre Roberto Duailibi, escritor e publicitário, aos 89 anos

O escritor e publicitário Roberto Duailibi morreu nesta sexta-feira (18), aos 89 anos. Ele era um dos principais profissionais do setor no Brasil, além de ser membro da Academia Paulista de Letras desde 2015.
Formado pela Escola de Propaganda de São Paulo em 1956, começou a trajetória profissional ainda em 1952, na Colgate-Palmolive.
Ao longo da carreira, atuou como redator em algumas das principais agências do país, como a JWT, McCann Erickson e Standard Propaganda — onde chegou ao cargo de vice-presidente de criação.
Em 1968, fundou a agência DPZ ao lado de José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti. O grupo transformou a publicidade brasileira e consolidou a DPZ como uma das maiores e mais premiadas do país. Em 1969, Duailibi foi eleito “Publicitário do Ano” no Prêmio Colunistas.
Além da atuação nas agências, Duailibi teve uma forte presença no meio acadêmico e institucional. Foi professor e diretor de cursos da ESPM de São Paulo, além de dar aulas na Escola de Comunicações e Artes da USP.
Também presidiu por duas gestões a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) e ocupou cargos em conselhos de entidades como a Fundação Bienal de São Paulo e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Duailibi também se destacou como escritor e palestrante. Publicou diversos livros sobre criatividade e marketing, como “Criatividade & Marketing”, escrito em parceria com Harry Simonsen Jr., em que apresentou o conceito da “régua heurística”, voltado à estimulação da criatividade dentro das empresas.
Também é autor de “Cartas a um Jovem Publicitário”, lançado em 2005, e da coleção “Ideias Poderosas”, em parceria com Marina Pechlivanis.
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