
Caso foi registrado na 16ª Seccional Urbana de Santarém
Dominique Cavaleiro/g1
Uma falsa advogada foi autuada em flagrante por falsidade ideológica no momento que “representava um cliente” na 16ª Seccional Urbana de Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu na noite de sexta (18).
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com o delegado plantonista, Jair Castro, a Polícia Militar estava apresentando uma pessoa suspeita de receptação, quando a mulher se apresentou como advogada da pessoa ao escrivão no momento do registro da ocorrência.
Ainda segundo o delegado Jair Castro, desconfiados com a postura da mulher, policiais civis e militares solicitaram o documento de identificação profissional emitido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Além de não portar o documento obrigatório para exercício da profissão, a mulher informou a numeração do registro de um outro profissional do estado da Bahia.
“Ela estava acreditando que aqui é terra de cegos. Ela apresentou uma identidade falsa para obter vantagem e inclusive estava pressionando a guarnição, lançando abuso de autoridade. Diante de todo esse contexto, ela está sendo autuada pelo crime de falsa identidade”, contou o delegado.
Jair Castro enfatizou ainda que é muito importante observar se o profissional que se identifica como advogado realmente possui inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para não cair em golpes.
“A gente enfatiza. Se você foi vítima ou se teve ela como representante em alguma ação, nos procure, para que a gente possa dar prosseguimento nas investigações e chegar ao resultado conveniente”, completou o delegado.
A mulher assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberada para responder ao procedimento em liberdade.
*Colaborou o repórter Carlos Farias, do Portal Encontro das Águas
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região