
Garanhuns é uma das cidades com temperaturas mais baixas de Pernambuco
Ailton Vieira
Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, registrou 15,2°C, a menor temperatura na cidade desde 1999, de acordo com dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
A temperatura foi registrada na terça-feira (16). A previsão para os próximos dias segue com noites e madrugadas geladas, especialmente no interior, com pouca nebulosidade e sem expectativa de chuva de forte intensidade.
Conhecida como “Suíça Pernambucana” e “Terra da Garoa”, Garanhuns tem clima ameno e paisagens serranas. Em julho, período de inverno no Hemisfério Sul, a cidade sedia o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), evento que atrai milhares de turistas de várias partes do Brasil, interessados nas baixas temperaturas e na programação voltada para atrações culturais e artísticas.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Caruaru no WhatsAp
Romilson Ferreira, meteorologista da APAC, explica baixas temperaturas
Por que faz tanto frio em Garanhuns?
Conhecida como “Suíça Pernambucana”, Garanhuns chama atenção pelas baixas temperaturas, mesmo estando no Nordeste do Brasil, região geralmente marcada pelo calor. O motivo principal está na sua localização geográfica: a cidade está situada a cerca de 890 metros acima do nível do mar.
Segundo o meteorologista da Apac, Roberto Pereira, a temperatura tende a cair cerca de 7°C a cada quilômetro de elevação. Isso significa que, em relação a cidades litorâneas, Garanhuns pode registrar temperaturas até 6°C mais baixas, especialmente durante o inverno.
“O inverno é o período em que o sol está mais distante de um dos hemisférios. Por isso, é normal que ocorram dias mais frios, especialmente nas áreas mais elevadas”, explica o meteorologista.
A alta altitude, combinada com outras condições atmosféricas, ajuda a explicar o frio típico da cidade. Outro fator determinante é a baixa umidade do ar. A ausência de nuvens durante a noite faz com que o calor acumulado no solo durante o dia se dissipe rapidamente, provocando madrugadas ainda mais frias.
Além disso, ventos e tempo seco intensificam a sensação térmica, ou seja, fazem com que o frio sentido no corpo seja ainda mais intenso do que o indicado nos termômetros. Essas características tornam o clima de Garanhuns um atrativo à parte, especialmente no inverno.