Política anti-imigração: prisões de brasileiros nos EUA repercutem na imprensa americana; veja casos


Prisões de brasileiros nos EUA repercutem na imprensa americana
Reprodução/TV Globo
Fontes de notícias de Massachusetts, estado com uma das maiores comunidades brasileiras nos Estados Unidos, têm repercutido a onda crescente de prisões e deportações de imigrantes brasileiros.
Um dos casos que ganhou visibilidade foi o do “Cowboy de Rondônia”, detido por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas) enquanto trabalhava em sua fazenda. Em ligação feita de dentro da prisão, o brasileiro relatou detalhes da detenção para a reportagem.
“Chegaram oito carros da imigração. Eu falei que minha esposa e meus filhos são legais aqui, moro há mais de 20 anos. Mesmo assim, me algemaram. Me prenderam no dia Dos Pais, o presente que eu ganhei”, contou.
Um mês após a gravação, a família pagou US$ 20 mil de fiança e o Cowboy de Rondônia deve deixar a prisão no final de agosto.
‘Me colocaram algemado’
Outro caso que chamou atenção foi o de Marcelo Gomes da Silva, estudante brasileiro de 18 anos. Ele foi abordado por três carros do ICE a caminho da escola em Milford. A ação foi registrada por câmeras de segurança.
“Me colocaram algemado, me levaram para a delegacia. Fiquei seis dias preso, sem banho, com 35 homens em uma cela. Conheci uns 130 imigrantes, todos trabalhadores. Ninguém era criminoso.”
A prisão de Marcelo causou comoção entre amigos e cidadãos americanos, que organizaram manifestações em apoio a ele.
“São jovens incríveis. Isso muda completamente nossa visão sobre o que está acontecendo”, disse Andrey, treinador de Marcelo.
Prisões de brasileiros nos EUA repercutem na imprensa americana
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa no vídeo abaixo:
Anti-imigração nos EUA – Edição de 15/07/2025
Confira as últimas reportagens do Profissão Repórter:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.