
Araçatuba convoca responsáveis de sepulturas abandonadas do cemitério para regularização
A Prefeitura de Araçatuba (SP) começou a convocar familiares e responsáveis por sepulturas abandonadas no Cemitério Recanto de Paz, localizado no bairro Jardim Roseli. O objetivo é regularizar túmulos que estão sem identificação, sem manutenção ou em estado avançado de abandono.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
De acordo com a administração do cemitério, que foi inaugurado em 1970 e abriga cerca de 20 mil sepultamentos, entre 4 mil e 4,5 mil túmulos estão nessa situação.
Muitos estão com rachaduras, estruturas danificadas ou até sem revestimento de concreto ou mármore. Em alguns casos, as cruzes estão retorcidas e o mato começa a crescer sobre as sepulturas.
Mais de 4 mil túmulos estão abandonados nos cemitérios de Araçatuba, aponta prefeitura
Reprodução/TV TEM
Por isso, a prefeitura publicou um edital de chamamento público para que familiares compareçam ao local com documentos e ajudem a atualizar o banco de dados do cemitério. A falta de informações, como nome ou foto dos falecidos, tem dificultado a identificação das famílias responsáveis.
Segundo Odair Rocha, diretor de atividades complementares da prefeitura, o prazo para a regularização vai até o dia 14 de agosto. Após essa data, o município poderá retomar os túmulos abandonados para a construção de sepulturas temporárias. Depois de três anos, os restos mortais poderão ser transferidos para um ossuário, liberando espaço para novos sepultamentos.
“A ideia é manter a dignidade das sepulturas e evitar acidentes com visitantes, já que estruturas quebradas podem representar riscos”, explica Odair.
Prazo para regularização vai até o dia 14 de agosto
Reprodução/TV TEM
Visitantes relataram preocupação com a situação. A autônoma Claudia Athayde contou que a mãe quase se machucou ao pisar em uma calçada quebrada no local. “É um sentimento muito triste de saber que a família sepulta aqui, depois esquece do familiar”, diz.
Já a dona de casa Diva Rosa dos Santos Pereira destacou o risco de escorregões durante as visitas. “É perigoso fazer visitas”, conta.
O atendimento para regularização está sendo feito diretamente na administração do Cemitério Recanto de Paz, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Por enquanto, a convocação vale apenas para esse cemitério. O Cemitério da Saudade, que também é municipal, não participa desta etapa.
LEIA MAIS:
Mais de seis mil túmulos estão abandonados nos cemitérios de Araçatuba, aponta prefeitura
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM