Piloto desligou o motor errado antes de avião bater e matar 179 pessoas na Coreia do Sul, diz agência


Avião explode após pousar e bater contra muro na Coreia do Sul
Uma investigação sobre o acidente do voo Jeju Air 2216, conduzido pela Coreia do Sul, tem “evidências claras” de que os pilotos desligaram o motor errado após uma colisão com pássaros pouco antes do pouso.
A informação é da agência Reuters, com base em uma fonte que tem conhecimento da investigação, cujo nome não foi revelado. O acidente ocorreu em 29 de dezembro de 2024 e deixou 179 mortos — dois ocupanes da aeronave foram resgatados com vida.
A fonte da Reuters disse que as evidências, incluindo o gravador de voz da cabine, dados de computador e um interruptor do motor encontrado em maio aos destroços, mostraram que os pilotos desligaram o motor esquerdo em vez do direito ao tomar medidas de emergência após uma colisão com pássaros, pouco antes do pouso programado.
O motor esquerdo, porém, estava menos danificado que o direito, que permaneceu ligado.
“A equipe de investigação tem evidências claras e dados de apoio, portanto, sua conclusão não mudará”, disse a fonte à Reuters sob condição de anonimato, pois os investigadores não divulgaram um relatório oficial incluindo essas evidências.
Uma fonte do governo disse que exames dos motores recuperados do avião revelaram que não havia defeitos antes da colisão e da queda.
A queda do jato Boeing 737-800 no Aeroporto de Muan foi o desastre aéreo mais mortal em solo sul-coreano em todos os tempos.
Os investigadores informaram aos familiares das vítimas, em uma coletiva de imprensa no sábado, que o motor direito havia sido mais severamente danificado por uma colisão com pássaros do que o esquerdo, e havia evidências circunstanciais de que os pilotos desligaram o motor esquerdo, menos danificado, de acordo com uma terceira fonte presente na coletiva.
Veículos de comunicação sul-coreanos, incluindo MBN e Yonhap, noticiaram essa informação no sábado e domingo (19 e 20).
O Conselho de Investigação de Acidentes de Aviação e Ferrovias da Coreia do Sul (ARAIB), que lidera a investigação, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A Boeing encaminhou perguntas sobre o acidente para a ARAIB. A fabricante de motores de aeronaves CFM International não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A Jeju Air afirmou estar cooperando ativamente com a investigação da ARAIB e aguardando o anúncio oficial dos resultados.
A maioria dos acidentes aéreos é causada por múltiplos fatores e, segundo as regras internacionais, um relatório final é esperado dentro de um ano após o acidente.
Um relatório preliminar divulgado em janeiro afirmou que restos de pato foram encontrados em ambos os motores do avião da Jeju Air após o voo proveniente de Bangkok cair no Aeroporto de Muan, mas não forneceu detalhes sobre a extensão dos restos ou danos encontrados em cada motor.
Famílias vet publicação de relatório
O órgão de investigação da Coreia do Sul cancelou no sábado a divulgação planejada para a mídia de uma atualização sobre o que se sabe até o momento sobre os motores.
As famílias das vítimas do acidente foram informadas sobre o relatório antes de sua divulgação planejada, mas se opuseram à sua publicação, alegando que ele parecia atribuir a culpa aos pilotos sem explorar outros fatores contribuintes, disseram os advogados que representam as famílias.
O voo da Jeju Air ultrapassou a pista do Aeroporto de Muan ao fazer um pouso de emergência de barriga e colidir com um muro que separava a pista de um local que abrigava equipamentos de navegação, causando um incêndio e uma explosão parcial.
Representantes das famílias das vítimas e do sindicato dos pilotos da Jeju Air afirmaram no fim de semana que a investigação também precisa se concentrar no aterro, que, segundo especialistas em aviação, provavelmente contribuiu para o alto número de mortos.
O sindicato dos pilotos da Jeju Air afirmou que a ARAIB estava “enganando o público” ao sugerir que não havia problema com o motor esquerdo, visto que vestígios de restos de pássaros foram encontrados em ambos os motores.
‘Bodes expiatórios’
O sindicato acusou a ARAIB de tentar transformar os pilotos em “bodes expiatórios” ao não apresentar evidências científicas e tecnológicas de que o avião poderia ter pousado em segurança apenas com o motor esquerdo ligado.
Acidentes aéreos são incidentes complexos que ocorrem devido a uma série de fatores contribuintes, e os investigadores não apresentaram evidências até o momento para sustentar a insinuação de que o acidente foi resultado de erro do piloto, afirmou o sindicato.
Os investigadores estão até o momento “em silêncio sobre a responsabilidade organizacional”, afirmou o sindicato.
Uma entidade que representa as famílias enlutadas afirmou em um comunicado que havia algumas frases relacionadas à causa do acidente no comunicado à imprensa planejado que poderiam ser interpretadas como se uma conclusão final tivesse sido alcançada, e que todos os fatos relacionados ao incidente devem ser esclarecidos.
Avião explodiu na Coreia do Sul
Lee Geun-Young via Reuters
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