UE pede ajuda da China para convencer Rússia a aceitar cessar-fogo


Ursula Von der Leyen em 20 de março de 2025
Reuters/Yves Herman/File Photo
A União Europeia pediu ajuda da China para convencer a Rússia a aceitar um cessar-fogo na guerra da Ucrânia, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta quinta-feira (24).
Ursula von der Leyen disse que expressou ao governo chinês as preocupações da UE sobre o conflito, que completou três anos em fevereiro, e espera que Xi Jinping use sua influência para pressionar o presidente russo, Vladimir Putin.
Falando em Pequim após se reunir com o presidente chinês Xi Jinping durante uma cúpula de um dia na capital chinesa, ela acrescentou que é importante que um cessar-fogo e negociações aconteçam para pôr fim ao derramamento de sangue.
“A forma como a China continuará a se posicionar em relação à guerra de Putin será um fator determinante para nossas relações daqui em diante”, disse ela.
A fala ocorre um dia depois do 3º encontro de negociações diretas entre Ucrânia e Rússia pelo fim da guerra. O encontro não gerou grandes avanços, e ambos os países adotam tom pessimista em relação a um desfecho positivo no curto prazo, apesar de pressões do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de outros países por um cessar-fogo imediato.
Esta reportagem está em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.