
Imagens internas de ônibus partido ao meio mostram desespero de passageiros durante colisã
Imagens internas do ônibus biarticulado que partiu ao meio ao ser atingido por um trem em Curitiba mostram a reação e o desespero dos passageiros no momento do acidente. Assista acima.
No vídeo, é possível ouvir um primeiro apito do trem e ver que os passageiros do ônibus começam a ficar em alerta quando escutam o sinal sonoro. O ônibus continua e, oito segundos depois, o trem apita novamente e mais intensamente, demonstrando estar mais próximo do veículo, o que preocupa ainda mais os ocupantes do coletivo.
Com a aproximação da locomotiva, alguns passageiros levantam das poltronas e começam a correr para outros lugares do ônibus, tentando se proteger. Quando dois homens estão prestes a atravessar a “sanfona” que une a parte da frente com a parte de trás do biarticulado, o espaço é invadido pelo trem – e, por pouco, eles não são diretamente atingidos. Ambos caem ao chão, mas depois conseguem sair andando.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
O acidente aconteceu na noite de terça-feira (22), na Avenida Paraná, no bairro Cabral, e as imagens internas do ônibus foram obtidas nesta sexta-feira (25) pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná.
Segundo a empresa responsável pelo ônibus, a Transporte Coletivo Glória, no momento da batida havia 25 pessoas no veículo. A Urbanização de Curitiba (URBS) informou que 11 pessoas tiveram ferimentos leves ou moderados.
Nesta sexta (25), também foram divulgadas novas imagens de uma câmera de monitoramento externa, que mostram o momento da batida.
Assista: Novas imagens mostram biarticulado sendo partido ao meio por trem, em Curitiba
Imagens internas de ônibus partido ao meio mostram desespero de passageiros durante colisão com trem
Reprodução
Leia também:
Tarifaço: Indústria anuncia demissão coletiva devido à insegurança gerada por Trump
Nota PR: Zeladora recusou ligações sobre prêmio de R$ 100 mil porque achou que era golpe
Alep: Deputado Romanelli fecha acordo para não ser processado
Investigação
O acidente está sendo investigado pela Polícia Civil. De acordo com o delegado Edgar Santana, responsável pelo caso, o motorista do ônibus prestou depoimento na manhã desta sexta (25) e disse que não ouviu a buzina da locomotiva com antecedência, e que só percebeu o aviso sonoro segundos antes do impacto.
“Ele afirmou que não visualizou o trem se aproximando, tendo em vista que naquela localidade há construções e árvores que impediram a visualização”, contou o delegado.
O maquinista do trem foi ouvido na quinta-feira (24), segundo a Polícia Civil (PC-PR), e reforçou que acionou a buzina com antecedência.
MAIS SOBRE O ACIDENTE: Passageiros de ônibus biarticulado que partiu ao meio após colisão com trem em Curitiba dizem ter ouvido apitos da locomotiva: ‘Não tinha como não ouvir’
Ônibus atingido por trem
PCPR
O que dizem os envolvidos
A Transporte Coletivo Glória, responsável pelo ônibus, lamentou o acidente e informou que prestou atendimento aos passageiros.
A Rumo, concessionária responsável pela ferrovia, informou que o acidente aconteceu após o motorista do ônibus desrespeitar a sinalização e tentar cruzar a linha férrea quando o trem se aproximava.
A URBS, em nota, também lamentou o acidente envolvendo o ônibus que faz a linha Ligeirão Norte/Sul.
“A Prefeitura tem atuado e cobrado da União soluções para a questão do transporte ferroviário na capital. O próprio prefeito Eduardo Pimentel tem participado de uma série de reuniões com a ANTT e com o Ministério dos Transportes para viabilizar um contorno ferroviário”, disse.
Veja mais: Curitiba é a cidade brasileira com mais acidentes de trem
Acidente biarticulado Curitiba
g1
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Paraná.