Alan Kardec, André Luís e Augusto César: família dividida entre Minas Gerais e Bahia carrega doutrina espírita até no nome


Augusto César, André Luís e Alan Kardec receberam nomes de líderes espíritas
Arquivo Pessoal
Tradicionalmente, o nome dos filhos é escolhido pelos pais antes do nascimento. Carregam significado, histórias e em alguns casos mantêm a tradição de homenagear pessoas queridas. Com a família Rodrigues Nunes, esses nomes trazem ainda uma conexão profunda com a Doutrina Espírita.
Dos quatro filhos da técnica de Enfermagem aposentada, Eliane Rodrigues Nunes, três foram batizados em homenagem a líderes da doutrina:
Alan Kardec Rodrigues Nunes, de 49 anos, nomeado com o pseudônimo adotado pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, pioneiro no espiritismo;
André Luís Rodrigues Nunes, de 42 anos, batizado em referência ao autor espiritual de diversas obras psicografadas pelo líder espírita Francisco Cândido Xavier;
Augusto César Rodrigues Nunes, de 38 anos, teve seu nome inspirado no engenheiro e empresário César Augusto Sad, reconhecido na literatura espírita.
Apenas a primogênita de Eliane, Alessandra Rodrigues Nunes, de 52 anos, ficou de fora do grupo. Mas ela segue os mesmos valores religiosos da família.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Feira de Santana e região
Conheça a história
Eliane e a família se estabeleceram em Teofilândia, cidade a cerca de 90 km de Feira de Santana, mas as origens estão em Minas Gerais. Natural de Sabará, cidade do interior mineiro, a técnica de Enfermagem aposentada sempre esteve imersa nos ensinamentos espíritas. Ela foi influenciada pela família paterna, que há gerações se dedica à doutrina.
Tudo começou quando, ainda jovem, Eliane acompanhou seu tio‑avô, Brício Rodrigues Coronel, na fundação do Centro Espírita Bezerra de Menezes em Belo Horizonte (fundado em 20 de junho de 1954), onde participou desde a infância de atividades de caridade e auxílio ao próximo.
De acordo com Alan Kardec, segundo filho dela, no local são desenvolvidas obras de caridade, também realizadas pela própria.
Centro Espírita Bezerra de Menezes, fundado em 1963 em Belo Horizonte
Arquivo Pessoal
Posteriormente, ao se mudar para Uberaba, também em MG, Eliane passou a ter contato com o trabalho de Chico Xavier — médium e filantropo que liderou ações solidárias e psicografou centenas de obras — o que reforçou seu compromisso com a prática do bem.
Daí veio a homenagem com os nomes — ideia que virou marca da família.
“A escolha de nomear os filhos com nomes que homenageiam a doutrina veio naturalmente a cada gestação, não foi algo planejado”, ressaltou Alan Kardec, em entrevista ao g1.
Mudança para a Bahia
A relação da família mineira com a Bahia teve início em 1989, quando, através do trabalho do marido de Eliane com a mineração, o casal e os filhos se mudaram para Teofilândia.
Atualmente, moram na cidade baiana Eliane Rodrigues, Alan Kardec, que é servidor público, e Augusto César, psicólogo e professor de vôlei.
Segundo Alan Kardec, a tranquilidade e o acolhimento encontrado na cidade baiana fortaleceram o vínculo da família com a comunidade local.
Já os outros filhos — Alessandra e André — vivem em Contagem (MG). A primogênita é analista de sistemas, enquanto André é comerciante no ramo de padaria.
Atuação e fé aplicada no cotidiano
Apesar de morarem em estados diferentes, todos partilham da fé espírita e praticam a caridade como princípio de vida.
“Minha mãe é técnica de enfermagem aposentada, cuja atuação na saúde de Teofilândia lhe rendeu respeito e gratidão. Por isso, os filhos seguem cultivando valores espíritas nas esferas pessoais e profissionais. Acreditamos na bondade e no amor como a melhor forma de viver”, destacou Alan Kardec, o servidor público.
LEIA MAIS:
Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil, morre aos 98 anos
Divaldo Franco compreendeu mediunidade após frequentar centro espírita em Feira de Santana aos 17 anos
Mansão do Caminho: conheça entidade construída por Divaldo Franco que acolhe e educa mais de 5 mil pessoas em Salvador
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Comunidade espírita de Juiz de Fora lamenta morte de Divaldo Franco
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.