Entenda o que são aceiros e como eles ajudam a prevenir queimadas durante a seca


Aceiros ajudam a prevenir queimadas durante a seca
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Com a chegada do outono e do inverno, as duas estações mais secas do ano, cresce o alerta para os casos de incêndios florestais, que não só destroem as matas, mas também os biomas e as plantações, acarretando uma sequência de problemas ambientais, econômicos e para a saúde.
A criação dos aceiros é uma das formas de prevenir os incêndios e também conter o fogo. Em Jundiaí (SP), um deles está sendo construído no pé do Morro da Baleia, região atingida por um incêndio que destruiu 450 mil metros quadrados de mata em 2024.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O g1 conversou com o engenheiro florestal Felipe Furtado Frigieri para entender como funcionam os aceiros e a importância dessa técnica durante a estiagem.
“O aceiro consiste basicamente em uma faixa que é feita para delimitar o entorno de um plantio, de uma propriedade, de uma unidade de conservação ou até mesmo de alguma atividade que se deseja proteger. O intuito é manter essa faixa limpa de vegetação ou de qualquer outro material que possa pegar fogo. Assim, em um eventual caso de incêndio, quando o fogo atingir essa barreira, ele não se propagará”, explica.
Conforme Felipe, essa faixa de terra não pode conter vegetação que possa servir de combustível para a propagação do fogo. Para que seja mais eficaz, deve ser feita antes do início do período de estiagem, e antes que a vegetação seque.
LEIA TAMBÉM:
INDENIZAÇÃO MILIONÁRIA: MPF aciona Justiça contra mineração ilegal em quilombo de Votorantim
SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO: Ministério da Agricultura investiga morte de 34 cavalos em SP
NEBLINA: moradores registram cidades cobertas por neblina no interior de SP
“Além disso, o aceiro tem alguns padrões que precisam ser seguidos, como a largura, por exemplo, que varia de três a dez metros. Ele não deve conter material que favoreça a propagação do fogo e deve ser mantido limpo. Quando o fogo chegar a esse local, ele não se propagará, pois estará interrompendo um dos três elementos necessários para iniciar um incêndio: ignição (fósforo, brasa, bituca de cigarro), combustível (folha seca, mato, vegetação) e oxigênio. O aceiro ajuda a quebrar essa sequência – no caso, o combustível”, comenta.
Áceiro é construído no Morro da Baleia em Jundiaí (SP)
Reprodução/TV TEM
Engenheiro florestal Felipe Furtado Frigieri
Arquivo pessoal
👨🏽‍🚒 Tipos de aceiros
De acordo com a legislação brasileira (decreto 47.700/2003), existem diferentes tipos de aceiros, cada um com características e finalidades específicas. São eles:
Aceiros preventivos
São criados antes de qualquer foco de incêndio, como medida de precaução para impedir que o fogo se alastre. São feitos em locais estratégicos para proteger áreas vulneráveis, como plantações, florestas e propriedades. A manutenção regular é essencial para garantir sua eficácia ao longo do tempo.
Aceiros de combate
São construídos durante um incêndio, com o objetivo de ajudar no controle e extinção das chamas. São criados rapidamente, em resposta a uma emergência, para impedir que o fogo se espalhe para outras áreas. São feitos com maquinário pesado, como tratores e minicarregadeiras, já que se trata de uma ação urgente.
Aceiros fixos
Como o próprio nome indica, são faixas permanentes de terra sem vegetação, mantidas ao longo do tempo como parte de uma estratégia contínua de prevenção ao fogo. São instalados em locais com risco constante de incêndio e recorrência de focos, próximos a cercas, estradas e áreas de propriedades rurais.
A manutenção deve ser regular, incluindo a remoção da vegetação e o nivelamento do solo, o que é essencial para garantir o funcionamento adequado dos aceiros fixos.
Aceiros móveis
Por fim, os aceiros móveis são criados de forma temporária e podem ser modificados conforme a necessidade. São usados em situações onde o risco de incêndio varia, como em áreas de cultivo rotativo ou pastagens que mudam de uso ao longo do tempo.
Essa flexibilidade permite que os produtores rurais adotem estratégias de prevenção de incêndios de acordo com as necessidades específicas de suas propriedades.
Aceiros são construídos no Morro da Baleia para prevenir incêndios florestais em Jundiaí
*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins
Confira outros destaques do g1:
g1 em 1 minuto: governador anuncia linha de crédito para empresas afetadas por tarifaço
Tarcísio anuncia linha de crédito para empresas de setores afetados pelo tarifaço de Trump
VÍDEO: dono de farmácia foge de assalto e tranca suspeito dentro do comércio no interior de SP
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.