Ressaca: mar avança e quase atinge grupo de pessoas em praia de Ilhabela, SP


Ressaca intensa atinge praia do Bonete, em Ilhabela
A mudança do tempo registrada no Litoral Norte de São Paulo nesta semana vem provocando ressaca marítima nas cidades da região.
Em Ilhabela, o mar avançou mais do que o normal e quase atingiu um grupo que estava na Praia do Bonete, nesta terça-feira (29) – assista o vídeo acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ressaca: mar avança e quase atinge grupo em praia de Ilhabela
Reprodução/Waldecir Goes dos Santos
Uma das pessoas que aparece nas imagens é o Rodrigo Mattos, que mora na região da praia e afirma que poucas vezes viu um mar tão agitado.
“Eu já tinha visto o mar bravo, mas não como desse jeito e também não tão perto. A diferença do mar de segunda para terça foi muito grande. Hoje (quarta-feira) já está um pouco mais tranquilo”, diz.
Ele também gravou um vídeo do momento do avanço do mar. Assista abaixo:
Ressaca assusta moradores, no Litoral Norte
O g1 acionou a Prefeitura de Ilhabela para saber se alguma ocorrência foi registrada por ressaca marítima, mas ainda não teve retorno.
Ressaca marítima
Ressaca marítima é um fenômeno natural que ocorre quando ondas muito grandes e fortes atingem o litoral.
No caso desta semana, o fenômeno tem sido provocado pela frente fria e por um ciclone extratropical que atingiu o Centro-Sul do país.
No Litoral Norte de São Paulo, ventos de mais de 80 quilômetros por hora causaram estragos nesta segunda-feira (28) e provocaram a ressaca marítima. Ubatuba também registrou o fenômeno:
Ressacas intensas cobrem extensão de areia em praias de Ubatuba
Além do Litoral Norte de São Paulo, a ressaca marítima também atingiu cidades de outras regiões do país, como Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Alerta
A Defesa Civil de São Paulo já havia alertado para o risco de ressacas marítimas nesta semana, com ondas de cerca de três metros de altura.
“A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas costeiras, especialmente para embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e frequentadores de praias.”
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.