Aulas da rede estadual do Tocantins retornam nesta segunda-feira para mais de 135 mil alunos


Estudantes da rede estadual de ensino se preparam para volta às aulas
Os estudantes do Tocantins devem voltar para a sala de aula nesta segunda-feira (4), quando inicia o segundo semestre nas escolas estaduais. De acordo com a Secretaria de Educação, são mais de de 135 mil alunos matriculados em quase 500 escolas.
Com o retorno das aulas, as unidades estaduais e os campus da Unitins devem receber ainda cerca de 80 milhões de investimentos até o fim do ano. Segundo o governo do estado, estão previstos R$ 55 milhões para o projeto “Obra Toda Semana” e R$ 25 milhões apenas para o segundo semestre letivo de 2025 a universidade.
“Todas as equipes da Educação atuem com dedicação e compromisso para garantir um retorno às aulas com qualidade e a estrutura que nossos estudantes merecem”, afirmou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos).
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, também destacou que o projeto “Obra Toda Semana” será direcionado aos 130.883 estudantes matriculados em 496 escolas, além dos 5.500 alunos distribuídos em cinco câmpus e 15 polos do TO Graduado, do estado.
“Neste semestre, teremos a aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que geram os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica( Ideb) e estamos confiantes de que os resultados serão ainda melhores”.
LEIA MAIS:
Aulas nas escolas municipais de Palmas terão início no dia 11 de agosto, anuncia prefeitura
Alunos da rede estadual do Tocantins voltam às aulas neste dia 4 de agosto
Márcio Vieira/Governo do Tocantins
Rede municipal de Palmas
A prefeitura de Palmas decidiu adiar o início do ano letivo 2025 na rede municipal. A volta as aulas que estava prevista para o dia 1º de agosto e agora será no dia 11 do mesmo mês. A mudança, anunciada pela prefeitura no dia 29 de julho, ocorre devido ao processo de posse dos novos concursados da Educação.
Em janeiro, a Prefeitura de Palmas convocou os aprovados nos cargos suspensos pela Justiça para ocuparem as vagas com contratos temporários, enquanto recorria da suspensão. O pedido do MPTO para anular parcialmente o concurso foi negado pela 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas no dia 29 de abril de 2025.
Em julho, centenas de servidores que ocupavam os cargos de Monitor de Desenvolvimento Infantil e Professor Nível I foram exonerados. Na época, o municipio informou que as exonerações ocorreram para a substituição dos contratos temporários por servidores concursados, e que muitos dos convocados atuavam na rede por meio de contratos e agora assumem suas funções de forma efetiva.
Já no início de julho, foram nomeados 1.236 aprovados no concurso para os cargos de técnico administrativo educacional e professores em diversas disciplinas. Segundo o município, as alterações não irão causar prejuízos ao calendário escolar.
“Estamos adequando o calendário escolar para assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos por lei e nossos educadores serão devidamente orientados quanto à organização dessa reposição das aulas”, disse a secretária de educação Anice Moura.
A prefeitura também informou que, com o reagendamento, os professores recém-nomeados terão mais tempo para os processos de acolhimento, ambientação e integração.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.