‘Dinheiro das emendas parlamentares é algo sagrado’, diz presidente da Câmara de Aracaju ao acusar ex-prefeito por remanejamento indevido na Saúde


Vereador de Aracaju Ricardo Vasconcelos
CMA
Durante sessão na Câmara de Aracaju, nesta quarta-feira (6), o presidente da Ricardo Vasconcelos denunciou o ex-prefeito Edvaldo Nogueira e a ex-secretária de saúde Waneska Barboza por remanejar indevidamente emendas dos vereadores na Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo ele, as emendas eram destinadas para a construção do primeiro Centro de Imagens em Aracaju, mas teriam sido utilizadas para pagar contratos administrativos, sem autorização dos vereadores. Ele disse que a medida é proibida e reforçou que a ação foi um desrespeito ao parlamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
“O dinheiro das emendas parlamentares, é algo sagrado, não se pode pegar e fazer o que se bem entende com ele [..] Edvaldo, você se meteu em encrenca grande ,porque você cometeu pedalada. […] O dinheiro pagou contrato administrativa”, disse.
Ainda de acordo com ele, o ex-prefeito deixou de ampliar o Fernando Franco, Criar o Centro de Imagem e investir na saúde para pagar dívidas por falta de planejamento da gestão.
O presidente da Casa Parlamentar afirmou ainda que serão tomadas as devidas providências com relação ao ocorrido.
O vereador Vinícius Porto também subiu à tribuna. Ele comentou as questões abordadas em relação às emendas impositivas. Segundo ele, em 2023, a secretária de saúde Waneska esteve no parlamento para solicitar emendas impositivas para a Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco. Porém, os recursos não foram suficientes para revitalizar o local.
“Não há desvio de função, pois eles retornam para a secretaria de Fazenda e a prefeitura usa em outras finalidades”, explicou. Ele disse ainda que é importante, ao colocar emendas impositivas, estabelecer um diálogo com os secretários e a prefeitura para entender o planejamento financeiro.
O g1 ainda não conseguiu contato com a assessoria do ex-prefeito e da ex-secretária para falar sobre o assunto.
Mais notícias
Secretária da saúde presta contas na Câmara de Aracaju
Adicionar aos favoritos o Link permanente.