
Carga de carne saqueada era de caminhão roubado perto da Avenida Brasil
Dezenas de pessoas saquearam, nesta quarta-feira (6), uma carga de carne roubada na comunidade da Pedreira, na Zona Norte do Rio. A ação foi registrada pelo Globocop e acompanhada ao vivo pelo RJ1. A Polícia Militar admitiu que liberou o acesso à carga diante da impossibilidade de garantir a segurança dos agentes e da população.
O caminhão, que vinha do Mato Grosso, foi interceptado por criminosos armados por volta das 10h, na Avenida Prefeito Sá Lessa, próximo à Avenida Brasil.
O motorista e um funcionário da transportadora foram obrigados a seguir para dentro da comunidade, onde a carga foi descarregada. Eles só foram liberados após o roubo, por volta de meio-dia.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Minutos depois, o Globocop localizou o caminhão e dois blindados da PM no local. Policiais tentaram recuperar parte da carga e colocaram algumas caixas dentro de um dos veículos.
No entanto, uma multidão se formou rapidamente, e moradores começaram a pegar a carne por baixo do blindado. Agentes usaram spray de pimenta para tentar dispersar o grupo, mas não conseguiram conter o avanço.
Diante da situação, os policiais decidiram liberar o acesso à carga. A cena gerou confusão. Pessoas se empurravam e disputavam pedaços de carne. Em poucos minutos, toda a carga foi levada.
O secretário estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, afirmou que a decisão de liberar o acesso foi tomada para preservar vidas.
“Os policiais militares, como é a nossa orientação, inicialmente tentaram conter, mas o bem maior a ser protegido é a vida das pessoas”, disse ao RJ1.
A PM informou que reforçou o policiamento na região e que a comunidade será ocupada.
“Determinei o deslocamento de um reforço policial para ocupar essa comunidade. Vamos perseguir e tentar prender os autores desse delito”, afirmou o secretário.
Pessoas saqueiam carga roubada na Comunidade da Pedreira
Reprodução/TV Globo
A carga recuperada — cerca de 40 caixas — foi levada para a Cidade da Polícia, junto com o caminhão. O motorista e o funcionário prestaram depoimento, mas preferiram não gravar entrevista.
Aumento de roubo de carga
Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), o roubo de cargas aumentou 27% no estado do Rio no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.575 casos registrados, contra 1.234 em 2024.
A área do 41º BPM, responsável pelo Complexo da Pedreira, teve o maior aumento percentual. Foram 202 casos nos primeiros seis meses deste ano, contra 96 em 2024 — alta de 110%.
A carga roubada nesta quarta está avaliada em cerca de R$ 1 milhão. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas (Sindicarga), Filipe Coelho, o prejuízo afeta toda a cadeia produtiva.
“Transportar carne no Rio de Janeiro é mais caro do que em outros estados. Isso afugenta investimentos, negócios, empregos e a arrecadação do governo”, afirmou.