
Semana Sênior acontece na sede do Sebrae Ceará
Sebrae Ceará
O avanço da longevidade está redesenhando o perfil do empreendedor brasileiro. No Ceará, 12% dos pequenos negócios são liderados por pessoas com mais de 50 anos. Um dado que revela muito o retrato de uma geração que enxerga no empreendedorismo uma nova chance de realização, propósito e autonomia.
Atento a esse novo perfil que cresce a cada ano, o Sebrae Ceará criou em 2024 uma iniciativa pioneira no país. O programa Sebrae Sênior, voltado exclusivamente para pessoas com 50 anos ou mais, busca fortalecer o protagonismo desse público no mundo dos negócios, reconhecendo a maturidade como uma vantagem competitiva. A bagagem de vida, as competências acumuladas e a disposição para começar e recomeçar tornam os empreendedores seniores agentes potentes de transformação social e econômica.
“Os empreendedores seniores enfrentam desafios que refletem tanto as transformações do mercado quanto as particularidades da fase de vida em que se encontram. O Sebrae Sênior atua diretamente para mitigar essas dificuldades, promovendo o envelhecimento ativo e o protagonismo sênior no ecossistema empreendedor”, afirma Jefferson Cavalcante, gestor estadual do programa.
Para dar visibilidade e fortalecer ainda mais esse movimento, o Sebrae realiza, de 18 a 22 de agosto, a “Semana Sênior – Seu tempo é agora. Seu negócio também”. A iniciativa faz parte do programa Sebrae Sênior e consiste em uma série de oficinas online e presenciais voltadas exclusivamente para pessoas acima de 50 anos que estejam em transição de carreira, em busca de reinvenção profissional ou desejando iniciar um novo negócio.
A programação foi pensada para dialogar com os principais desafios desse público. Os encontros trazem sempre temáticas práticas, acessíveis e conectadas à realidade de quem busca empreender com mais autonomia, significado e geração de renda.
Sebrae Sênior, uma estratégia do Sebrae Plural
A Semana Sênior integra uma estratégia mais ampla do Sebrae Plural, programa que busca estimular a transformação social por meio do apoio a empreendedores de grupos historicamente menos representados, como mulheres, pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência e, também, pessoas com mais de 60 anos. Este último já representa cerca de 2,2 milhões de micro e pequenos negócios no Brasil, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2022).
No Ceará, esse compromisso teve início com o evento Visão 50+, realizado a primeira vez em 2024, e agora se expande em novas frentes com a Semana Sênior.
Com o intuito de abrir espaço para que a experiência se transforme em negócio, a Semana Sênior é um convite à reinvenção. Afinal, nunca é tarde para empreender e transformar vivência em oportunidade.
Faça sua inscrição e participe!