
Carros e motos zero quilômetro têm recorde de vendas em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto (SP) registrou a venda de 100 veículos 0 km por dia em julho de 2025. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 1.573 carros e 682 motos emplacados, totalizando 2.255 unidades no mês.
O volume representa o melhor resultado já registrado para o setor de motos na cidade e o maior número de carros vendidos desde fevereiro de 2024, quando 1.713 unidades foram comercializadas.
No acumulado dos sete primeiros meses de 2025, o mercado automotivo local soma 10.335 veículos novos vendidos, crescimento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
De acordo com concessionárias da cidade, o desempenho é resultado de promoções, entradas facilitadas, taxas de financiamento reduzidas e programas de incentivo, como a redução do IPI para carros sustentáveis e populares.
LEIA TAMBÉM
7 em cada 10 veículos em Ribeirão são brancos, pretos ou cinzas: entenda por que coloridos ‘sumiram’
Newton Ceschin Junior é diretor de uma concessionária de carros na zona sul de Ribeirão e afirma que as lojas e montadoras estão investindo cada vez mais em promoções e condições de financiamento, o que impulsiona as vendas.
“O mercado está realmente aquecido. Em julho, só aqui na nossa loja, vendemos 190 veículos, um resultado excelente, 38 unidades a mais do que no mês anterior. Apesar de todo o cenário econômico e até o ‘tarifaço’, que poderia impactar o consumo, o setor de automóveis não sentiu tanto até agora. Estamos confiantes e otimistas para o restante do ano”.
Veja abaixo o desempenho das vendas de carros 0 km em Ribeirão Preto mês a mês:
Janeiro: 1.173 unidades
Fevereiro: 1.275 unidades
Março: 1.218 unidades
Abril: 1.289 unidades
Maio: 1.439 unidades
Junho: 1.368 unidades
Julho: 1.573 unidades
Aumento nas vendas de carros é resultado de promoções, entradas facilitadas, taxas de financiamento reduzidas e programas de incentivo
Marcelo Moraes | EPTV
Moto é tendência
No segmento de duas rodas, a procura também não para de crescer. O mês de julho teve o maior número de motocicletas emplacadas na história de Ribeirão Preto: 682 unidades.
O dado reflete uma tendência observada nacionalmente, com mais consumidores optando por motos para reduzir custos e ganhar agilidade no trânsito.
Para Camila Ávila, gerente de vendas de uma loja de motos no centro da cidade, a alta nos combustíveis e a maior flexibilidade na aprovação de crédito também ajudaram.
“O mercado de motos está em um momento muito positivo. A alta no preço dos combustíveis fez muita gente repensar o meio de transporte e a moto acaba sendo uma alternativa mais econômica e prática. Além disso, hoje temos mais flexibilidade para aprovar crédito, até mesmo para clientes que estão negativados. Isso amplia bastante o público que consegue realizar a compra. A mobilidade, o custo-benefício e a agilidade no dia a dia pesam muito na decisão”.
A diarista Franciele Rosa de Jesus, que comprou uma moto neste mês, afirma que o veículo é essencial para o dia a dia.
“Eu necessito da moto para tudo, é o meu meio de transporte para o trabalho, para resolver as coisas do dia a dia. Fiquei sem por duas semanas e senti muito a falta. Quando consegui comprar de novo, foi um alívio. É liberdade, economia e praticidade.”
Franciele Rosa de Jesus comprou uma moto 0km em julho e afirma que o veículo é essencial para o dia a dia
Marcelo Moraes | EPTV
Expectativa para o segundo semestre
Historicamente, a segunda metade do ano é mais forte para o setor, impulsionada por datas como Dia dos Pais, Black Friday e festas de fim de ano.
“O mercado só está crescendo, e acreditamos que no segundo semestre tem tudo para melhorar ainda mais”, diz Camila.
A Fenabrave avalia que o bom desempenho aquece toda a cadeia automotiva, incluindo financeiras, despachantes, lojas de autopeças, oficinas e revendas de seminovos.
Ribeirão Preto, SP, vende 100 veículos 0 km por dia em julho e bate recorde histórico de motos em 2025
Marcelo Moraes | EPTV
*Sob a supervisão de Flávia Santucci
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região