‘Economia prateada’ movimenta negócios em Birigui e Araçatuba e impulsiona serviços para pessoas acima de 60 anos


“Economia prateada” aquece mercado em Birigui e Araçatuba com foco no público 60+
Cada vez mais ativos e em busca de qualidade de vida, os brasileiros com 60 anos ou mais estão movimentando a economia e ganhando atenção especial de empresários que oferecem produtos e serviços voltados para essa faixa etária. Em Birigui (SP) e Araçatuba (SP), empreendedores têm adaptado seus negócios para atender a chamada “economia prateada”.
A empresária Irian Aparecida Pincerato, dona de uma agência de viagens em Birigui há 30 anos, percebeu ao longo do tempo o crescimento da procura por pacotes de turismo para pessoas acima de 60 anos. Atualmente, esse público responde por 60% das vendas.
Para atender à demanda, ela passou a criar roteiros personalizados que incluem hospedagem confortável, localização estratégica e suporte durante toda a viagem. “Se a pessoa precisar de um remédio, vamos buscar. Até já passei noites no hospital acompanhando clientes”, conta.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Dados do IBGE indicam que 16% da população brasileira tem 60 anos ou mais, percentual que deve chegar a 40% até 2070. De olho nesse crescimento, empresas de diferentes setores investem em serviços voltados ao lazer, à saúde e à autonomia dessa geração.
Uma empresária de Birigui percebeu ao longo do tempo o crescimento da procura por pacotes de turismo para pessoas acima de 60 anos e decidiu personalizar os serviços para este público.
Reprodução/TV TEM
Em Araçatuba, uma academia aberta há quatro anos decidiu atender exclusivamente a terceira idade, oferecendo aulas de pilates, musculação e alongamento. O negócio, que começou com 70 alunos, hoje tem cerca de 600.
“No fim das contas, todos buscam poder brincar com os netos, viajar e manter autonomia nas atividades do dia a dia. O exercício é fundamental nesse processo”, afirma o proprietário, Wagner Melo.
Entre as frequentadoras está Vera Lúcia Marques, de 72 anos, que aposta na musculação para manter a independência. “Não quero acabar numa cama, perdendo força nas pernas e nos braços. Quero chegar aos 80, 90 ou 100 anos firme”, diz.
Para o consultor de negócios do Sebrae, Fausto Lúlio, quem pretende investir nesse mercado precisa compreender as particularidades desse consumidor.
Academia que atende exclusivamente a terceira idade, oferecendo aulas de pilates, musculação e alongamento.
Reprodução/TV TEM
“É uma geração que tem dinheiro e tempo. É preciso criar um discurso que gere confiança e entregar experiências que reforcem esse vínculo, garantindo a melhor vivência possível com o produto ou serviço”, orienta.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.