
Brasil não voltou ao mapa da foma; queda em ranking de pobreza ocorreu ao longo de 45 anos
G1
Circulam nas redes sociais publicações alegando que o Brasil voltou ao Mapa da Fome e caiu para o 87º lugar em um “ranking” global de PIB per capita com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). #NÃO É BEM ASSIM.
selo não é bem assim
arte
🟡 O que diz a publicação?
Publicado em 21 de julho de 2025 no Instagram, o post já passou de 33 mil curtidas e tem um título enganoso: “De volta ao mapa da fome”.
O Mapa da Fome é elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e mede o acesso da população à alimentação suficiente para uma vida ativa e saudável. Um país é excluído da lista quando menos de 2,5% das pessoas está em risco de subnutrição, como ocorreu com o recentemente ao Brasil (leia mais abaixo).
O texto do conteúdo viral alega: “Brasil despenca para 87.º lugar em ranking do FMI e se aproxima da metade mais pobre do mundo”.
⚠️ Por que não é bem assim?
Em 28 de julho, foi anunciado que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome, ficando fora da zona de insegurança alimentar grave. A análise média de famílias em situação de falta crônica de comida em 2022, 2023 e 2024 apontou que, nesses três anos, o índice ficou abaixo de 2,5%. O país já havia saído do Mapa da Fome em 2014, mas voltou em 2022.
Quanto ao restante do conteúdo viral, ele é real se baseia em uma reportagem publicada em 7 de julho pelo jornal “Valor Econômico” com o seguinte título: Brasil se aproxima da metade mais pobre do planeta. O primeiro parágrafo relata: “O Brasil nunca esteve tão próximo da metade inferior do ranking de PIB per capita dos países para os quais o FMI faz projeções, e a expectativa é que o quadro se agrave”.
O segundo continua: “O país deve ter o 87º maior PIB per capita em paridade do poder de compra (PPC) este ano, segundo o FMI, e a previsão é que caia para a 89ª posição até o fim da década, após ter ocupado o 80º lugar no início dos anos 2010. O PIB per capita mede a relação entre o Produto Interno Bruto (PIB) do país e sua população, enquanto o cálculo em PPC pondera diferentes custos de vida entre nações”.
Nesse período, a taxa de crescimento do indicador foi menor no Brasil do que em outros países emergentes.
Embora seja um instrumento para medir a pobreza de uma população, os dados do ranking do FMI não estão correlacionados com os dados do Mapa da Fome da ONU.
Brasil não voltou ao mapa da foma; queda em ranking de pobreza ocorreu ao longo de 45 anos
G1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)