Projeto arrecada embalagens de leite para proteger casas de assentamento do frio em São Carlos; veja como doar


Caixinhas de leite são usadas para revestir casas de assentamento em São Carlos
Rodrigo Sargaço/EPTV
Um projeto desenvolvido por estudante da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), busca doações de caixas de leite para revestir casas e levar conforto térmico durante o frio para moradores que precisam.
No assentamento Capão das Antas, das 219 casas, 74 já receberam placas de caixinha de leite do projeto Domus. (Veja abaixo como doar caixinhas).
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
As caixinhas de leite costuradas formam grandes placas que são colocadas nos cômodos. Cada placa é feita com 12 caixinhas de leite longa vida que tem uma composição ideal: seis camadas. O sistema já é usado para amenizar o calor.
“Dessas camadas, as três principais são papel e papelão, que formam a parte externa que ajuda para por questão física mesmo, contra a chuva principalmente, então a gente faz as placas de uma forma que a ordem dela ajude, se chover, a não entrar água dentro das casas. Daí no meio ficam as quatro camadas de plástico, que ajudam também na estrutura e também para isolar esse papelão do alumínio, que é a camada refletora, que ajuda a radiação dentro da casa a ficar mais quente, por exemplo, e também funciona para o frio. Então é a parte isolante térmica”, afirmou o estudante de engenharia da produção e voluntário Otávio Sotto Ometto.
A técnica com as caixas de leite é pelo menos a metade do preço dos isolantes térmicos que existem no mercado. Para ajudar no projeto é necessário entregar as caixinhas nos pontos de coleta. (VEJA AQUI OS LOCAIS PARA DOAÇÃO).
LEIA TAMBÉM: Isolante térmico feito com caixas de leite ajuda amenizar onda de calor em casas de população de baixa renda de São Carlos
Casas de assentamento ficam mais quentinhas no frio com isolante feito com caixinhas de leite em São Carlos
Rodrigo Sargaço/EPTV
Na casa da líder comunitária Marli Mariano, depois que as placas foram instaladas, o conforto térmico aumentou, assim como a qualidade de vida.
“Antes para mim era bem difícil, ruim mesmo. E aí depois que a gente conheceu esse projeto, os meninos recaparam. Para mim mudou a poeira, o frio, o calor. Esse frio que deu forte agora foi muito frio para todo mundo, mas ele ajuda bastante”, disse.
“É muito gratificante poder ajudar outras famílias, outras pessoas através do conhecimento que a universidade proporciona para gente. Então, é um sentimento muito gratificante de poder deitar no travesseiro e falar: “Consegui ajudar, consegui fazer minha parte nesse mundo””, disse a estudante de arquitetura e voluntária Laura Silvino Angelini.
VEJA TAMBÉM:
Projeto usa caixas de leite para isolamento que diminui temperatura em ambientes
Projeto usa caixas de leite para isolamento que diminui temperatura em ambientes
VÍDEOS DA EPTV:
SIGA O g1 NO INSTAGRAM:
Initial plugin text
Adicionar aos favoritos o Link permanente.