
Meninas viviam abandonadas em apartamento com fezes, urina e camisinhas usadas
As duas irmãs, de 2 e 3 anos, resgatadas de um apartamento em condições insalubres no bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista, foram levadas para um abrigo de acolhimento infantil de responsabilidade da prefeitura, informou o Conselho Tutelar. Elas foram encontradas sozinhas em meio a fezes, ratos, baratas e camisinhas usadas e se alimentavam de doações de vizinhos.
A irmã das crianças, uma jovem de 19 anos, foi presa por abandono de incapaz nessa sexta-feira (8). Um vídeo obtido com exclusividade pelo g1 mostra o apartamento onde as meninas viviam. (Veja acima). Procurada, a Polícia Civil não informou o que aconteceu com a irmã na delegacia.
A mãe das meninas está em uma região de garimpo, de acordo com o conselheiro tutelar Valbert Costa da Silva. Elas são venezuelanas e não há outros familiares no Brasil para assumir a guarda, por isso foram levadas ao abrigo, onde ficarão sob proteção municipal.
Inicialmente, após o resgate, as meninas foram levadas à Casa da Mulher Brasileira, onde receberam atendimento psicológico.
“Como são oriundas da Venezuela, não têm rede de apoio aqui. Ao chegar no abrigo, as crianças ficaram muito felizes e aparentavam tranquilidade”, disse o conselheiro ao g1.
Agora, o acompanhamento das irmãs passa a ser de responsabilidade da prefeitura. Procurada, a prefeitura não deu informações sobre as crianças, alegando que elas “estão sob medida de proteção”.
Ainda segundo Valbert, esta não foi a primeira vez que o Conselho Tutelar recebeu denúncias sobre o caso. Em junho deste ano, conselheiros foram ao mesmo endereço, mas na ocasião não constataram irregularidades.
A decisão sobre um possível retorno ao convívio com a mãe ou outro parente será do Juizado da Infância e Juventude.
LEIA MAIS:
Resgate: Meninas de 2 e 3 anos são encontradas abandonadas em apartamento com fezes, urina e camisinhas usadas
‘Insalubre’: VÍDEO mostra apartamento onde irmãs de 2 e 3 anos viviam com fezes, urina e camisinhas usadas
Resgate
O resgate das duas meninas foi feito pela Polícia Militar. Testemunhas relataram que as duas irmãs passavam o dia e a noite sem a presença de um adulto, e sobreviviam com comida dada por vizinhos.
Dentro do apartamento, os policiais encontraram um cenário descrito como “totalmente insalubre”, com fezes e urina no chão e no sofá, mau cheiro, presença de baratas e banheiro inundado com sujeira.
Apartamento onde irmãs de 2 e 3 anos viviam abandonadas em Boa Vista
Reprodução
A mãe das meninas, segundo informações repassadas à polícia, vive em um garimpo no interior do estado. A irmã delas, de acordo com os vizinhos, trabalha com prostituição e deixava as meninas sozinhas toda a noite.
O g1 questionou a Polícia Civil sobre o pai das meninas, mas não foi respondido até a última atualização dessa reportagem.
Havia preservativos usados espalhados pelo chão e sobre os colchões, e que as crianças chegaram a manipular o material como brinquedo.
Após o resgate, os agentes encontraram a jovem em um ponto de prostituição no bairro Nova Canaã, também na zona Oeste. Ela foi presa e levada à delegacia.
O caso foi registrado na Central de Flagrantes e será investigado pela Polícia Civil.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.