
Glocal Amazônia 2024: Fundação Rede Amazônica conclui projeto com plantio de árvores
A 3ª edição da Glocal Amazônia será realizada em Manaus nos dias 28, 29 e 30 de agosto. O evento, promovido pela Fundação Rede Amazônica e idealizado pela empresa Dream Factory, vai discutir o papel estratégico da Amazônia no Brasil e no mundo. A programação acontece em dois locais: o Centro Cultural Palácio da Justiça, com com masterclasses, painéis, oficinas e workshops, e o Largo de São Sebastião, que recebe atrações culturais e musicais no Palco Fest.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo Mariane Cavalcante, diretora-executiva da Fundação Rede Amazônica, a Glocal Amazônia busca promover soluções para os desafios da região.
“A cada edição, reafirmamos nosso compromisso com a Agenda 2030 e com o desenvolvimento sustentável, unindo cultura, inovação e diálogo para transformar realidades”, afirmou.
O evento quer colocar a Amazônia no centro das discussões globais. Para isso, vai reunir lideranças, autoridades e especialistas de diferentes áreas em busca de soluções e oportunidades para o maior bioma do planeta.
LEIA TAMBÉM:
Glocal 2024: palestra debate impactos das inovações sociais na Amazônia
Confira a programação da Glocal Amazônia 2024 neste sábado (24)
Glocal Amazônia destaca importância da inclusão da educação indígena no Brasil
Malu Sevieri, responsável pela Glocal na Dream Factory, destaca que o objetivo é envolver o público com conteúdo relevante e experiências culturais.
“Durante o evento, queremos impactar as pessoas de forma positiva, trazendo informações relevantes, promovendo trocas e entretenimento”, disse.
Criada pela Dream Factory, a Glocal tem como foco debater políticas públicas e acelerar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2024, o evento reuniu 22 mil pessoas, teve mais de 100 palestrantes, 60 horas de atividades e gerou 120 empregos temporários.
Programação
No dia 28, a programação será voltada para negócios e inovação social. Haverá workshops sobre modelos de impacto e storytelling, além de painéis sobre tecnologia verde e sustentabilidade. Um dos destaques é Justino Rezende Tuyuka, doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
No dia 29, o foco será educação. Influenciadores vão elaborar o “Manual da Boa Influência”, com orientações sobre o uso responsável das redes sociais. Também haverá o painel “Da Amazônia para o Mundo: Arte e Cultura e Potência Global”, com Isabelle Nogueira, embaixadora do Festival de Parintins, e apresentação do Boi-Bumbá Caprichoso.
O último dia, 30 de agosto, será dedicado ao turismo sustentável. A programação inclui uma masterclass sobre os impactos da COP30 na região Norte, passeio guiado pelo centro histórico de Manaus e show do Boi Garantido, vencedor do Festival de Parintins de 2025.
O Largo de São Sebastião também vai sediar a Feira Glocal, com mais de 30 expositores, e o projeto “Sabores Glocal”, que envolve restaurantes locais.
A Glocal Amazônia reforça o compromisso com a sustentabilidade. O evento busca reduzir resíduos, usar materiais ecológicos e valorizar profissionais da região. A programação inclui oficinas em comunidades, batalhas de rimas, experiências gastronômicas, grafismo indígena, realidade virtual e o lançamento do livro Outras Dramaturgias, de Adanilo.
A programação completa está no site glocalexperience.com.br.. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site do evento.
Voluntários participam da última atividade externa da Glocal Amazônia 2024
Catiane Moura/Rede Amazônica