Justiça manda libertar ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe


O ex-presidente e atual senador colombiano Álvaro Uribe fala a jornalistas após sessão privada na Suprema Corte de Justiça, em Bogotá, em 8 de outubro de 2019
Reuters/Luisa Gonzalez
A Justiça da Colômbia ordenou nesta terça-feira (19) a libertação do ex-presidente Álvaro Uribe enquanto ele recorre em segunda instância de uma condenação a 12 anos de prisão domiciliar por suborno e fraude processual, em decisão do Tribunal Superior de Bogotá.
O tribunal ordenou a sua libertação imediata enquanto analisa o recurso de Uribe contra a condenação anunciada em 1º de agosto.
O ex-presidente (2002-2010) estava preso em sua residência próxima de Medellín. Com a sentença, Uribe se tornou o primeiro ex-presidente condenado na história do país.
O julgamento do político se estendeu por mais de 13 anos e ainda divide a opinião pública colombiana. Apoiadores do político alegam perseguição, enquanto opositores exigem justiça.
Álvaro Uribe tem 73 anos e governou a Colômbia por dois mandatos consecutivos entre 2002 e 2010. Ele fundou o partido de direita Centro Democrático, principal adversário do governo do atual presidente Gustavo Petro.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.