Idoso é preso pela segunda vez por se passar por advogado e ficar com dinheiro de vítimas que queriam negociar dívidas no PR, diz delegado


Áudio mostra falso advogado tentando se explicar para vítima
Um idoso de 61 anos foi preso, pela segunda vez, por se passar por advogado para ficar com o dinheiro de vítimas que queriam renegociar dívidas e de idosos que buscavam a aposentadoria.
Ele dava os golpes em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, cobrando os supostos honorários advocatícios – no entanto, sem ser advogado. As informações são do delegado Gabriel Munhoz, responsável pelas investigações.
O g1 apurou que trata-se de Ivanir Ponciano de Arruda. Ele não possui defesa constituída no processo.
Um áudio enviado para uma vítima mostra ele tentando se explicar. Na mensagem, ele chega a citar que é formado há mais de 30 anos no curso de Direito. Confira acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ponta Grossa e região no WhatsApp
De acordo com o delegado, o estelionatário continuou praticando os crimes mesmo após ser detido em flagrante, em dezembro de 2024, e ser indiciado pela Polícia Civil, em fevereiro de 2025.
Na época da primeira prisão, Ivanir apresentou, no Procon, uma carteirinha falsa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cujo número remete a uma advogada de São Paulo. Ele foi liberado na audiência de custódia e, nesta terça-feira (19), foi preso preventivamente; ou seja, por tempo indeterminado.
“O falso advogado atuava atraindo clientes sob o pretexto de ser advogado regularmente inscrito na OAB. Sob a promessa de ingressar com processos judiciais de aposentadorias, enganava vítimas idosas, ou então prometia renegociar financiamentos de veículos, obtendo dinheiro das vítimas que restavam frustradas sem ter suas expectativas atendidas. Além do prejuízo financeiro suportado, as vítimas também sofriam com o próprio prejuízo psicológico, tendo em vista que aguardavam por uma demanda judicial ou administrativa que jamais seria protocolada ou atendida”, afirma Munhoz.
Ainda de acordo com o delegado, o idoso usava como fachada uma suposta empresa de assessoria de cobranças na Rua XV de Novembro, no centro da cidade. Porém, ao verificar o CNPJ, a polícia descobriu que a atividade registrada era de “manutenção e instalação elétrica”, o que mostra mais uma fraude cometida pelo homem, diz o policial.
Nesta terça (19), ele foi detido em outra sala comercial alugada na mesma rua, para onde mudou o próprio escritório após a primeira prisão, afirma Munhoz.
Ivanir responde a oito inquéritos, de oito vítimas diferentes, pelos crimes de estelionato e estelionato majorado por ser praticado contra idosos. De acordo com o delegado, as oito vítimas tiveram, juntas, um prejuízo de cerca de R$ 12 mil.
Leia também:
Veja novos preços: Pedágios entre Ponta Grossa, Guarapuava e Curitiba ficarão mais caros, no Paraná
Ataque de cachorro: Criança de 3 anos leva 27 pontos no rosto após ser atacada por cachorro no dia do aniversário, no Paraná
Van escolar: Motorista esquece de deixar menino de 4 anos na ‘escolinha’, ele escapa do veículo e é encontrado sozinho na rua, no PR
Áudio mostra falso advogado tentando se explicar para vítima
RPC
Golpe do falso advogado
O delegado Gabriel Munhoz alerta que, antes de contratar serviços advocatícios, é importante verificar a situação do profissional junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A consulta pode ser feita pelo Cadastro Nacional dos Advogados (CNA), com o nome, número da OAB ou outras informações do suposto advogado.
Acesse neste link
Outras pessoas que possam ter sido lesadas por Ivanir Ponciano de Arruda ou por outros suspeitos podem entrar em contato com a Polícia Civil de Ponta Grossa através do WhatsApp (42) 3219-2757.
Em Ponta e outras cidades, denúncias sobre quaisquer situações também podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da Polícia Civil, ou, 181, do Disque-Denúncia.
Se o crime estiver acontecendo naquele momento e/ou houver alguém em situação de perigo, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
Saiba como denunciar crimes no Paraná
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.