Uberlândia: 137 anos de crescimento com educação e conhecimento científico


Em 2025 o município registra avanços significativos na educação, tanto na educação básica quanto no ensino superior, alcançando um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 6,8, acima da média nacional. A cidade também é lar de renomadas instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que continua atraindo talentos de todo o país.
Dados recentes do Censo Escolar 2023 indicam um aumento de 1,6% no número de matrículas (mais de 145 mil alunos) na rede pública e privada do município em 2023. Foram contabilizadas 145.191 matrículas no total, com 2.384 novos alunos em relação ao ano anterior.
Crianças alunas da educação básica de Uberlândia
PMU/Divulgação
A começar pela rede municipal, O nível de alfabetização das escolas da Prefeitura de Uberlândia atingiu 62,63% segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) que revelou os números do Índice Criança Alfabetizada referente ao ano de 2024.
O resultado está acima da meta de 55,71%, preconizada pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do MEC, para o mesmo período. Considerando a série histórica do levantamento, o Índice Criança Alfabetizada da rede municipal de ensino de Uberlândia cresceu 11,73 pontos percentuais, saltando de 50,90% em 2023 para 62,63% em 2024.
Universidades e centros de pesquisa fomentam o desenvolvimento científico
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) destaca-se em rankings nacionais e internacionais e possui a maior parte do corpo discente do município, que contou com mais de 145 mil alunos em instituições de ensino em 2023, segundo o Censo Escolar. A universidade oferece diversos cursos e tem alta reputação, enquanto a cidade apresenta um cenário diversificado de instituições.
A UFU obteve um bom desempenho no Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, alcançando a 14ª posição no Brasil, e foi classificada como a 30ª melhor universidade brasileira no QS World University Rankings 2025. A universidade também é reconhecida internacionalmente, aparecendo na faixa 801-1500 do ranking mundial 2025 do Times Higher Education.
Além da UFU, a cidade conta com uma vasta oferta de faculdades privadas, abrangendo cursos com diferentes valores de mensalidades. Em 2023, mais de 145 mil estudantes estavam matriculados nas instituições de ensino de Uberlândia, com um ligeiro aumento em relação aos anos anteriores.
Um merecido “viva”
Para comemorar os 137 anos de Uberlândia, a TV Integração lança um projeto especial que mostra pelos menos quatro motivos para a cidade ser a escolha de tantos mineiros. É o “Viva Uberlândia”, que está nas telas, na rádio, nas ruas e nas redes sociais. A ideia é mostrar a nossa força e o que fazem os uberlandenses e uberlandinos sorrirem.
Nesta editoria do G1 você poderá acompanhar uma série em videocast onde serão explorados os seguintes temas: empreendedorismo, arquitetura e história, tecnologia, inovação e educação.
A série especial em quatro episódios de videocast vai contar com a participação de personalidades renomadas em Uberlândia. Além disso, terá conteúdo específico na Rádio Cultura FM e também nos perfis das redes sociais da @negociosintegracao, @oquefazeruberlandia e @culturafm951. Acesse e confira.
O “Viva Uberlândia” é o momento não apenas de parabenizar nossa terra, mas também de ter orgulho ao vivenciar tudo que ela oferece.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.