Jogador que deu soco na nuca de árbitro em jogo amador no DF terá que pagar indenização de R$ 5 mil


Árbitro leva soco e desmaia após dar cartão amarelo para jogador.
A Justiça do Distrito Federal decidiu, em segunda instância, manter a condenação de Pedro Ivo Campos Correa de Souza ao pagamento de R$ 5 mil por danos morais ao árbitro Kelsey Raphael de Araújo Dias.
O árbitro desmaiou após ser agredido com um soco na nuca por Pedro, jogador da partida, durante um jogo de futebol amador no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília. A agressão aconteceu em setembro do ano passado e foi transmitida ao vivo em redes sociais (veja o vídeo acima).
Na Justiça, o árbitro alegou que teve a imagem vinculada ao episódio de violência, o que o expôs a julgamentos e comentários depreciativos.
Em primeira instância, o 1º Juizado Especial Cível de Ceilândia já tinha definido que a conduta do jogador “inviabilizou a defesa da vítima”, o que por si só seria o suficiente para a indenização. A sentença também destacou a ampla divulgação das imagens.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A defesa de Pedro Ivo recorreu da decisão, alegando que “não há provas de que tenha praticado ato ilícito ou contribuído para a divulgação das imagens”.
No entanto, ao analisar o recurso, a Justiça afirmou que as provas do processo, como o laudo pericial, comprovam a agressão física.
“A agressão física, praticada em local público e amplificada por transmissão em plataforma de compartilhamento de vídeos, configura violação direta à honra, à dignidade e à imagem do autor”, diz a decisão.
Árbitro de futebol leva soco e desmaia após dar cartão amarelo para jogador durante partida
Reprodução
Agressão foi motivada por cartão amarelo
O árbitro levou o soco e desmaiou após aplicar um cartão amarelo ao jogador.
Em depoimento à Polícia Civil, Pedro Ivo confessou que deu o soco que atingiu a nuca de Kelsey Raphael. Ele disse que se arrependeu e classificou o ato como “impensado”.
De acordo com o boletim de ocorrência, um bombeiro militar, que participava do jogo, tentou dar voz de prisão para o autor da agressão, mas ele fugiu.
Em entrevista para a TV Globo, o árbitro Kelsey Raphael de Araújo Dias disse que precisou fazer exames de ressonância magnética (veja o vídeo abaixo).
“Eu confesso que achei que não voltaria para a minha família, que não poderia mais vê-los, e a gente como árbitro, a gente sai de casa para trabalhar, para dar seguimento no jogo, porque sem o árbitro não existe jogo”, afirmou.
Árbitro desmaiou após levar soco de jogador durante partida de futebol amador no DF
LEIA TAMBÉM:
VÍTIMA AMEAÇADA DE MORTE: saiba quem são os golpistas que marcavam encontro por site de acompanhantes
CRIME DA 113 SUL: STJ marca retomada do julgamento para 2 de setembro
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.