
Presidente de time amador e influencer ‘ostentação’ são alvos de operação contra tráfico de drogas e bets ilegais em MT
Reprodução
O presidente de um time de futebol amador e um influenciador digital de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foram alvos da Operação Ludus Sordidus, que investiga a atuação de uma facção criminosa em esquemas de tráfico de drogas, estelionatos, jogos de azar e lavagem de dinheiro, nesta quinta-feira (21).
Segundo a Polícia Civil, o presidente do time atuava sob a fachada de projetos sociais, mas na prática controlava o comércio de drogas e jogos ilegais em bairros de Cuiabá, como Osmar Cabral e Jardim Liberdade. Ele recebia 10% dos lucros mensais de uma plataforma de apostas clandestinas, além de valores vindos de golpes aplicados em sites de compra e venda e do tráfico.
Já o influenciador, também ligado à facção, ostentava grandes quantias de dinheiro, viagens e cruzeiros em redes sociais. De acordo com as investigações, ele integrava um esquema de exploração das “bets” ilegais e foi preso recentemente por tráfico de drogas.
Na ação, foram determinados 10 mandados de prisão preventiva, oito de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 13,3 milhões em contas bancárias. A Justiça também autorizou o sequestro de oito imóveis e de veículos de luxo registrados em nome de integrantes e de laranjas usados pelo grupo.
As ordens foram cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande e Nova Odessa (SP), com apoio da Core, Gepol e da Polícia Civil de São Paulo.
Investigação
As investigações começaram em dezembro de 2023, após integrantes da facção dissolverem uma reunião comunitária no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá, sob ameaças. O encontro teria sido confundido com ato político por causa da presença de um secretário de Estado e da irmã de um dos investigados, que era pré-candidata a vereadora.
A partir desse episódio, a Polícia Civil mapeou a atuação do grupo e identificou a estrutura criminosa que dominava parte da região, expandindo as atividades para outras cidades.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Bets: Governo amplia lista de eSports e games liberados para aposta online e inclui jogos