
Denarium e Mecias de Jesus são parceiros políticos em Roraima
Reprodução/Instagram
A Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) aprovou, nesta quinta-feira (21), a indicação do senador Mecias de Jesus (Republicanos) para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). Ele foi indicado ao cargo vitalício pelo governador Antonio Denarium (PP) que, agora, deve nomeá-lo.
A votação ocorreu na tarde desta quinta, durante sessão no plenário da Casa Legislativa. Dos 23 parlamentares presentes, 22 votaram a favor do nome do senador. A votação foi secreta, por meio de cédula.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR em WhatsApp
Antes da sessão, o senador foi sabatinado na comissão especial criada para analisar a indicação dele ao cargo. O relatório da sabatina foi aprovado por unanimidade. A comissão era formada pelos deputados Soldado Sampaio (Republicanos), Marcos Jorge (Republicanos), Jorge Everton (União), Renato Silva (Podemos) e Chico Mozart (Progressistas).
LEIA TAMBÉM:
Governador indica senador para cargo vitalício no Tribunal de Contas de Roraima
Esposa do governador é nomeada no TCE após ele sair do país e passar governo para presidente da Assembleia
A vaga aberta é a do conselheiro Manoel Dantas, que se aposentou em junho deste ano. Com isso, a função ficou disponível para substituição e pode ser ocupada por uma pessoa indicada pelo governador, como aconteceu (entenda como os conselheiros são escolhidos mais abaixo).
Mecias de Jesus é senador por Roraima desde 2019. Antes, exerceu seis mandatos consecutivos como deputado estadual, totalizando 24 anos na Assembleia Legislativa de Roraima. Um dos nomes mais influentes da política local, ele foi condenado por enriquecimento ilícito no Escândalo dos Gafanhotos — o maior esquema de corrupção da história do estado.
Em abril de 2024, a Polícia Federal apreendeu R$ 50 mil em espécie no carro do senador, em Alto Alegre, interior de Roraima. A ação ocorreu durante uma operação motivada por denúncia de compra de votos, às vésperas da eleição suplementar para prefeito na região. À época, Mecias afirmou que não havia ilegalidade em portar dinheiro em espécie e negou que a quantia estivesse relacionada à compra de votos (relembre no vídeo mais abaixo).
Caso seja confirmado como conselheiro, ele deve renunciar ao cargo de senador. A suplente dele é a cirurgião dentista Roberta Leontina Xisto Acioly, de 46 anos.
Como os conselheiros são escolhidos
➡️ De acordo com a Constituição do estado, o Tribunal de Contas é composto por sete conselheiros. A escolha dos integrantes é feita de forma mista entre os poderes Executivo e Legislativo de Roraima.
Dessas vagas, quatro são de indicação da Assembleia Legislativa, aprovadas pelo plenário da Casa. As outras cabem ao governador, mas duas delas devem ser ocupadas por auditores e membros do Ministério Público de Contas, enquanto a terceira é de livre indicação do chefe do Executivo.
Após a indicação, o nome é submetido à sabatina em comissão especial da Assembleia Legislativa, que emite um parecer. O relatório é encaminhado ao plenário, que delibera sobre a aprovação ou rejeição do indicado. Aprovado, o conselheiro é nomeado pelo governador e empossado.
Quem é Mecias de Jesus
Senador Mecias de Jesus (Republicanos).
Yara Ramalho/g1 RR/Arquivo
Antonio Mecias Pereira de Jesus, conhecido como Mecias de Jesus, nasceu em 8 de fevereiro de 1962 (tem 63 anos), na cidade de Graça Aranha, no Maranhão. Vive em Roraima desde que tinha 12 anos — cresceu em São João da Baliza, no Sul do estado.
Iniciou a carreira política como vereador em São João da Baliza (1992–1994). Depois, foi eleito deputado estadual, função que atuou por seis mandatos consecutivos de 1994 a 2018 — período em que também presidiu a Assembleia Legislativa de Roraima por oito anos.
Em fevereiro de 2019, assumiu como senador da República por Roraima, após ser eleito nas eleições de 2018. Mecias é casado com Darbilene Rufino do Vale, e pai de nove filhos — um deles é Jhonatan de Jesus, atual conselheiro do Tribunal de Contas da União e ex-deputado federal por Roraima.
Veja mais sobre o senador:
PF apreende R$ 50 mil no carro do senador Mecias de Jesus em Alto Alegre
*Essa reportagem está em atualização