
Hipopótamo de 54 anos é sedado para extração de dentes no Zoo de Sorocaba
Um hipopótamo macho chamado Yuri, de 54 anos, que vive no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba (SP), precisou extrair dois dentes após apresentar sinais de dor.
O procedimento foi realizado por uma equipe multidisciplinar composta por tratadores, biólogos e médicos-veterinários de diferentes especialidades.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O animal foi anestesiado para a realização de exames de raio-x, que identificaram a necessidade de retirar um dente incisivo e um pré-molar. Também foi feito um desgaste preventivo em um canino inferior esquerdo.
Durante a anestesia, Yuri passou também por um check-up completo, com coleta de material biológico para exames laboratoriais e outros procedimentos clínicos.
Hipopótamo Yuri, de 54 anos, passa por atendimento dentário após apresentar sinais de dor no zoológico de Sorocaba (SP)
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Cinco décadas
Yuri é um dos animais mais antigos do recinto. Ele chegou ao Zoológico de Sorocaba em 1976, com aproximadamente cinco anos. Apesar da idade avançada, exames apontam que ele está em bom estado geral de saúde.
LEIA TAMBÉM:
VIDA PET: Especialista alerta sobre riscos da obesidade em pets e dá dicas de como manter um peso saudável
CASO SANDRO: Perícia no recinto do elefante Sandro aponta presença de cerca elétrica e falta de exames atualizados
TRATAMENTO DENTÁRIO: Extração de siso precisa de anestesia geral? Dentista explica casos necessários e o que fazer em situações de risco
Além de Yuri, o zoológico conta com Yara, uma fêmea da espécie, de aproximadamente 53 anos, que divide recinto com o macho.
O casal pode ser visto no “Quinzinho de Barros”, que fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e abre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos custam a partir de R$ 8 e podem ser adquiridos na bilheteria do zoológico.
Hipopótamo de 54 anos é sedado para extração de dentes no Zoo de Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Procedimento contou com apoio de tratadores, biólogos e médicos-veterinários de diferentes especialidades
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM