
Há 25 anos, sextou do campo-grandense era marcado por ‘barzinho depois da firma’
Campo Grande, que completa 126 anos na próxima terça-feira (26), é conhecida entre seus moradores como a ‘capital dos barzinhos’. A fama surgiu por conta da ampla presença desses estabelecimentos na cidade e o hábito dos campo-grandenses em frequentar os locais, principalmente, depois do expediente de trabalho.
E não é de hoje que esse comportamento está presente na vida de quem mora por aqui. Uma reportagem resgatada pelo projeto “TV Morena 60 anos”, mostra que há 25 anos os barzinhos já eram os preferidos e marcavam o ‘sextou’ da cidade Morena (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Em meio ao trânsito apressado do fim de uma sexta-feira, muita gente que trabalha no comércio só pensava em descansar. Mas, a pausa pós-expediente não era opção para outras pessoas, que preferiam aproveitar a noite pelos bares da cidade, como mostra a reportagem exibida em 25 de agosto de 2000.
“Não tenho faculdade amanhã, vou aproveitar para cair na gandaia”, diz uma entrevistada. “Junto com ela, aproveitar o clima da sexta-feira aí até amanhecer”, completa a amiga.
Comércio fechado, bares lotados, clima agradável e o momento era de reunir os amigos para curtir a noite. De trabalhadores do comércio a estudantes, todo mundo em uma mesa de bar para ‘jogar conversa fora’ enquanto ouve uma boa música.
“Última aula de sexta-feira? Faz tempo que eu não assisto”, brinca um estudante.
Os famosos bailes, regados a música sertaneja, também marcavam a sexta-feira dos campo-grandenses. Locais com filas de mais de 200 metros de comprimento eram disputados por quem gosta de dançar e se divertir.
“Vale a pena [enfrentar o tumulto]. É bom demais”, relata um entrevistado.
No início dos anos 2000, barzinhos já eram preferência entre os campo-grandenses.
Reprodução/TV Morena
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: