O que se sabe sobre o caso de adolescente que planejou a morte da própria mãe com ajuda de namorado em Manaus


Preso por morte de PCD: PC realiza entrevista para falar das investigações
Uma adolescente de 12 anos foi apreendida suspeita de envolvimento na morte da própria mãe em Manaus, no domingo (17). Um homem de 25 anos foi preso suspeito de executar o crime. Segundo a polícia, ele e a adolescente mantinham um relacionamento amoroso.
O g1 reuniu os principais pontos para explicar o que já se sabe e o que falta saber sobre o caso, com base nas informações divulgadas pela polícia.
​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Quem era a vítima?
Quem são os suspeitos?
Qual a motivação?
Como o crime ocorreu?
O que foi dito no interrogatório?
Como era o relacionamento entre mãe e filha?
1️⃣ Quem era a vítima?
Homem foi levado para a DEHS.
Foto: Alailson Santos/PC-AM
A vítima foi identificada como Francisca Alves Praia, de 48 anos. Ela possuía deficiência física — uma perna amputada em decorrência da diabetes — e foi morta a facadas dentro de casa, no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte da capital amazonense.
2️⃣ Quem são os suspeitos?
A polícia aponta que Renato do Vale Costa, de 25 anos, é o responsável por executar o crime. Ele foi preso na quinta-feira (21), pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
A adolescente, filha da vítima, foi apreendida no mesmo dia após investigações apontarem que ela teria planejado o assassinato.
3️⃣ Qual a motivação?
Segundo a Polícia Civil, há duas linhas de investigação. A primeira aponta que a adolescente planejou o crime após a vítima não aceitar o relacionamento amoroso da jovem com Renato.
A segunda linha de investigação sugere que o crime teria sido motivado por interesse financeiro. A vítima receberia R$ 17 mil em benefícios por sua condição de pessoa com deficiência.
4️⃣ Como o crime ocorreu?
As investigações da polícia indicam que Renato teria entrado na casa da vítima pelo telhado, pegado uma faca na cozinha e desferido diversos golpes no pescoço de Francisca, que não conseguiu se defender.
O g1 tenta contato com a defesa de Renato.
Adolescente de 12 anos é suspeita de mandar matar a mãe em Manaus
5️⃣O que foi dito no interrogatório?
De acordo com o delegado Adanor Porto, o suspeito confessou o crime e afirmou que o fez a pedido da adolescente, negando qualquer intenção de roubar bens da casa.
“Ele confessa o crime. Ele afirma em depoimento que não tinha a intenção de pegar nenhum valor da casa, que ele cometeu o crime a pedido da menor porque ele tinha um relacionamento escondido e esperança de que ela ficasse com ele. Em razão disso, ele cometeu o crime e afirma que não tinha a intenção de pegar qualquer pertence da casa”, disse o delegado.
6️⃣ Como era o relacionamento entre mãe e filha?
O delegado afirmou que havia constantes discussões entre as duas, mas detalhes sobre o histórico familiar ainda não foram divulgados.
“A mãe não deixava ela ter relacionamentos amorosos. Em razão disso ela pediu para o autor, na madrugada de domingo, para que ‘finalizasse’ a sua mãe e assim foi feito”.
ENTENDA: Adolescente planejou morte da própria mãe após vítima não aceitar namoro da filha com homem de 25 anos
Suspeito foi levado para a DEHS, em Manaus
Rickardo Marques/G1 AM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.