Moradores denunciam mortes de animais com suspeita de envenenamento em Matão


Animais são envenenados em Matão; Polícia investiga
Moradores de Matão (SP) denunciaram a morte de um cão e de cinco gatos com suspeita de envenenamento no Jardim Paraíso 1 e Flamboyant. Um laudo veterinário do Canil Municipal atestou uma substância tóxica no cachorro. A Polícia Civil investiga o caso.
Membros da Comissão de Proteção de Animais da OAB encontraram amostras de arroz e carne com veneno em bairros da cidade.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
A técnica de enfermagem Yara Biachini cuida de alguns cachorros comunitários com muito amor e castra todos. Um deles, o Branquinho, apareceu morto há 20 dias. Ela está muito preocupada que o mesmo aconteça com os outros dois, Amarelinho e Pretinho.
“Foi revoltante chegar aqui e ver o Branquinho morto, porque ele foi envenenado. Tinha vômito em frente da casinha. Todos os dias venho aqui fora ver se eles estão por aqui, olho a noite nas câmeras porque pode ser que a pessoa venha aqui no meio da noite e mate os outros dois”, disse.
Branquinho morreu com suspeita de envenenamento em Matão (SP)
Renan Ciconelo/EPTV
Os dois cães estão disponíveis para adoção pelo Telefone /WhatsApp do Canil Municipal (16) 996329301.
Pretinho e Amarelinho estão disponíveis para adoção em Matão (SP)
Renan Ciconelo /EPTV
Laudo veterinário e fiscalização
Nesta quinta-feira (28), foi publicado o laudo da morte do cachorro Branquinho, assinado por uma médica veterinária do canil municipal.
Segundo Estela Barrios Trench , presidente da Comissão de Proteção dos Animais da OAB, o documento atesta que o animal pode ter ingerido alguma substância tóxica de ação anticoagulante.
“Provavelmente a causa é o envenenamento em razão dos ferimentos. Vamos fazer um boletim de ocorrencia para averiguar os fatos e chegar até quem cometeu esse crime”, disse.
A protetora comentou que há muitos casos de envenenamento de gatos na cidade e amostras de carne com veneno foram encontradas.
” Fora esse cachorrinho (Branquinho), temos muitos casos de envenenamento por gatos em vários bairros da cidade. Estamos fazendo diligências nas casas e buscando câmeras de monitoramento e encontramos amostras de arroz e carne com veneno. É um trabalho bem árduo , mas estamos atrás dessas pessoas”, comentou.
Tristeza e trauma
Dona Maria Aparecida ama animais e está traumatizada com a morte de 5 gatos em Matão (SP)
Renan Ciconelo/EPTV
Em julho, a caminhoneira Maria Aparecida Fernandes contou que perdeu 5 gatos. A tutora está traumatizada e contou que não quer mais ter gatos.
“No último mês foram matando um por semana envenenados. Tinha vomito por perto, isso não é normal. Não quero mais ter gatos, porque é ter e alguém matar, sempre tem alguém que faz maldade”, disse.
Dona Maria Aparecida comentou que vem de uma geração diferente, e que sempre foi ensinada a ter amor pelos animais.
“Eu tive uma criação totalmente diferente, e aprendi a ter amor pelos animais desde pequena e isso aprendemos desde pequenos dentro de casa, com os pais”, finalizou.
Maria Bellintani , diretora de Ambiente Sustentável e Licenciamento do município, comentou que fiscalizações são realizadas nos bairros e que é muito importante a denúncia da população.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.