
Presidente Lula e outras autoridades durante evento em Contagem (MG) nesta sexta-feira (29).
TV Globo
O governo federal anunciou, na manhã desta sexta-feira (29), R$ 1 bilhão em investimentos para a expansão de 3,6km para o metrô em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A promessa é a construção de duas novas estações: Novo Eldorado e Beatriz.
Lula também participou da entrega de um trecho de 2 quilômetros da Avenida Prefeito Newton Cardoso.
A via, conhecida anteriormente como Avenida Maracanã, integra o corredor viário da cidade e vai ligar a região à LMG-808, reduzindo o fluxo de veículos no centro histórico do município.
O anúncio aconteceu durante evento na cidade da Região Metropolitana, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de ministros, prefeitos e parlamentares. O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), não estava presente.
Durante o evento, também houve anúncio do Novo PAC Seleções 2025, com foco em mobilidade urbana e renovação da frota do transporte público para diversas cidades mineiras.
Além do metrô, o programa prevê investimentos em todo o Brasil para implantação de sistemas como BRTs, veículos leves sobre trilhos (VLTs), corredores exclusivos de ônibus, terminais, ciclovias integradas e transporte inteligente.
Na área de renovação de frota, está prevista a aquisição de 100 ônibus elétricos para Belo Horizonte e a construção de 64,3 quilômetros de faixas exclusivas para transporte coletivo em ruas e avenidas da capital mineira. O aporte deve girar em torno de R$ 456 milhões.
Os financiamentos terão recursos do FGTS, com juros reduzidos e prazos de amortização que podem chegar a 30 anos para sistemas sobre trilhos, incluindo carência de até quatro anos.
Sexta visita a MG em 2025
Lula chegou a Belo Horizonte nesta manhã para a sexta visita a Minas Gerais em 2025. Na próxima semana, ele deve retornar à capital mineira para o lançamento do programa “Gás do Povo”.
Mais cedo, Lula concedeu entrevista para a Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte, e, após o compromisso em Contagem, seguirá para Montes Claros, no Norte de Minas.
À tarde, está prevista a inauguração de um centro de tecnologia e do lançamento de um programa para pequenos e médios produtores rurais. O retorno a Brasília deve ocorrer no início da noite.
Vídeos mais assistidos do g1 MG