
Fotógrafos dão dicas para não sair com ‘cabeça grande’ na selfie
Uma foto, mil memes. Uma simples selfie entre Bella Campos e Humberto Carrão gerou uma enxurrada de comentários nas redes sobre a aparente desproporção entre os rostos dos dois — com foco no tamanho da cabeça do ator.
A brincadeira foi longe: até o elenco de “Vale Tudo” entrou na onda. Taís Araújo contou que passa pelo mesmo com Lázaro Ramos, e Bella deu uma dica direta ao amigo: “Já te falei para colocar a cabeça para trás, vida”. Mas será que esse truque funciona mesmo? O g1 ouviu fotógrafos profissionais para entender como sair bem nas fotos.
Humberto Carrão e Bella Campos na selfie que gerou memes
Reprodução/Instagram
A culpa pode não estar no tamanho da cabeça do ator. Segundo o fotógrafo Marcos Serra Lima, o ângulo da lente é que provoca distorções nas fotos. “Quando fazemos uma selfie, quase sempre a lente do telefone é uma grande-angular, e este tipo de lente provoca distorções nas extremidades da imagem, aumentando ou “esticando” o que é fotografado”, explica.
E o posicionamento do aparelho também influencia no resultado. A fotógrafa Isabella Pinheiro explica que se a foto for feita de baixo para cima, em um enquadramento fechado de rosto, a parte de baixo do rosto sofrerá alterações provocadas pela distorção da lente.
“Em caso de uma selfie, o ideal é que as pessoas estejam com os rostos na mesma direção, um ao lado do outro. Caso um esteja com o rosto um pouco mais a frente, estará mais vulnerável à distorção. E a inclinação da câmera também influencia. Basta um movimento para cima ou para baixo e já muda completamente a proporção”.
Iluminação como aliada
Bella Campos comenta foto com Humberto Carrão
Reprodução/Instagram
A luz pode ajudar a esconder ou ressaltar traços em uma foto. Então, nada de locais muito escuros. “A iluminação é primordial em qualquer fotografia. Pode acentuar linhas e contornos. A melhor opção é sempre cenários com rostos bem iluminados. É claro, cada foto tem um objetivo”, explica o fotógrafo Rodrigo Gorosito.
Serra Lima também destaca a importância da luz na composição da foto. “Tudo depende da iluminação. Rostos geométricos, marcados, se forem fotografados de frente, imprimem uma simetria e o resultado é bom, mas tudo depende da iluminação. Fotografar é escrever com a luz. A escolha da lente determina como você ‘escreve’ o que está diante de você”.
Truque para foto em grupo
Quem se lembra do pau de selfie? Listado pela revista “Time” como uma das invenções do ano em 2014, o suporte pode ajudar ao aumentar a distância entre o aparelho e os fotografados. “Embora seja um trambolho para a maioria das pessoas, ele resolvia esse problema porque conseguia afastar a câmera do rosto”, relembra Serra Lima.
Gorosito recomenda que, se for fazer uma foto em grupo, o importante é pensar também na disposição das pessoas. “O ideal é manter o grupo alinhado, intercalando as alturas e tamanhos na composição. Se não for um fotógrafo registrando, faça uma foto e observe a composição. Vale mais uma foto refeita que uma publicação indesejada”.
Arte