Filho é preso por manter pai idoso sem alimentação e em condição precária dentro de casa em Ituverava, SP; VÍDEO


Idoso é encontrado desnutrido e em situação precária dentro de casa em Ituverava, SP
Um homem foi preso em flagrante nesta sexta-feira (18) em Ituverava (SP) por manter seu pai, um idoso de 78 anos, em condições precárias de higiene e sem alimentação adequada dentro da própria casa. O idoso foi resgatado por policiais civis após acionamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) por suspeita de de maus-tratos.
A residência em que o idoso se encontrava, composta por três cômodos, apresentava péssimas condições de higiene, com um forte odor, restos de alimentos, roupas e objetos espalhados, e total ausência de limpeza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A Polícia Civil, ao receber a denuncia, foi até o local e encontraram dificuldades para serem atendidos pelos moradores. Uma vizinha informou que na casa moravam um idoso acamado e um casal, sendo um dos indivíduos filho da vítima.
Após contato telefônico, o filho do idoso compareceu ao local e permitiu a entrada da equipe. Foi constatado que o idoso estava sozinho na casa antes da chegada dos policiais.
O idoso estava deitado sobre um colchão em situação precária, apresentando magreza acentuada, sinais de fraqueza, falta de higiene e incapacidade de comunicação, decorrente de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido anteriormente.
Idoso é encontrado desnutrido e em situação precária dentro de casa em Ituverava, SP.
Reprodução/Polícia Civil
A assistente social do CREAS Ituverava compareceu à residência e relatou que o caso já era acompanhado pela rede de proteção social do município. Ela informou que tentativas anteriores de acolhimento do idoso haviam sido recusadas pelo filho.
Segundo informações da polícia, diante da grave situação, um homem recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime tipificado no artigo 99 do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), que trata de expor a perigo a integridade e saúde do idoso, privando-o de alimentação e cuidados indispensáveis.
O idoso foi encaminhado para atendimento de saúde e, posteriormente, para acolhimento em um local apropriado, com o apoio da Assistência Social. A Polícia Civil de Ituverava segue investigando o caso para apurar todas as responsabilidades.
Até a publicação dessa reportagem, não havia informação sobre a audiência de custódia.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.