Trend do ‘pozinho mágico’ também funciona com chimarrão; veja como fazer ‘versão gaúcha’ do experimento


Trend do ‘pozinho mágico’ também funciona com chimarrão; veja como fazer
Se você é uma pessoa cronicamente online, com certeza viu nas últimas semanas vídeos da trend do “pozinho mágico”. É um experimento físico simples de ser reproduzido, mas que gera imagens hipnotizantes, e leva apenas três ingredientes:
Um copo de vidro com água
Uma lanterna (pode ser a do celular)
Uma colher de açafrão em pó
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
🧉 Mas, no Rio Grande do Sul, o experimento ganhou um toque especial: a “mágica” é com erva-mate, e não com açafrão! ➡ Se você seguir as orientações abaixo e apagar a luz do ambiente, verá que se forma uma “chuva” dourada (ou, caso use erva-mate, verde!) e iluminada dentro do copo.
“Por que não fazer do meu jeito? Quem me acompanha sabe que o chimarrão está presente no meu dia a dia, então eu tive a ideia de criar a trend do pozinho mágico gaúcho”, explica a criadora de conteúdo Katrielle Zavorski.
Para fazer o seu vídeo, é só seguir os seguintes passos:
1- ✨ Separe um punhado de erva-mate (ou açafrão outro pó semelhante)
“O tamanho das partículas faz com que elas permaneçam suspensas na água por um tempo, antes de se sedimentarem no fundo do copo”, explica Felipe Ribeiro, professor de física da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa).
2- 🔦Ligue uma lanterna embaixo de um copo d’água
Perceba que, ao ligar a lanterna do celular embaixo da base do copo, a luz passa direto pela água limpa (que é um meio transparente).
3- 🥄Jogue uma colher de sobremesa de erva-mate na água (e veja a ‘mágica’ acontecer)
Como o pó fica suspenso no líquido, a luz vai atingir essas partículas e ser espalhada para todas as direções. O nome desse fenômeno é Efeito Tyndall — o mesmo que observamos em festas, quando canhões de luz são apontados para a fumaça da pista de dança.
👨🏾‍🔬 O efeito Tyndall é um fenômeno óptico que se manifesta quando a luz passa por um meio em que há partículas dispersas, como coloides. Nesse processo, o feixe luminoso é espalhado pelas partículas suspensas e torna-se visível.
“Sempre gosto de testar coisas novas, que misturam tradição com um toque de curiosidade. E nada mais gaúcho do que o nosso chimarrão, né?”, brinca Marilia Marques, influenciadora que também fez o teste.
E, além da diversão com as crianças, a brincadeira também pode ajudar a reforçar a identidade de quem grava com os filhos:
“Aqui em casa, a gente passa para nossas filhas a nossa cultura, nosso chimarrão. A erva-mate, para mim, ela representa minha identidade, minha história. Tenho muito orgulho da nossa cultura”, confirma Suélen Fraga, que também gravou sua versão da trend.
“Escolhi a erva-mate justamente porque ela já é um símbolo nosso, né? Tem sabor de casa, de roda de conversa, de aconchego. Então, ao invés de usar o açafrão, que já tem uma pegada mais gourmet, a gente quis algo mais nosso, mais raiz”, brinca, para finalizar, Bruna Engel, que também fez um vídeo para suas redes sociais.
Trend do ‘pozinho mágico’ também funciona com chimarrão
Arquivo pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.