Defensas da ponte e dragagem do Potengi: Ministro de Portos e Aeroportos anuncia investimento de R$ 120 milhões para o RN


Ministro de Portos e Aeroportos cumpre agenda em Natal
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve em Natal nesta segunda-feira (11) e anunciou um pacote de investimentos de mais de R$ 120 milhões para obras no Rio Potengi, no Porto de Natal e na Ponte Newton Navarro.
As obras, financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), incluem a dragagem do Rio Potengi e a instalação de novas defensas na Ponte Newton Navarro (veja detalhes mais abaixo).
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As medidas foram anunciadas em um evento no Terminal de Passageiros do Porto de Natal ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT) e de outras autoridades.
No evento foi anunciado que a licitação para as defensas da ponte tem previsão de ser lançada em até 30 dias. A previsão dessa obra é de 12 a 14 meses de execução.
Outra parte do investimento é para a dragagem do Rio Potengi, que não ocorre desde 2009.
“Um absurdo a gente demorar mais de 12 anos para ter recursos para se fazer uma dragagem. Passar mais de 8 anos para se fazer uma defensa. E com isso, o porto perdendo competitividade para outros portos do Nordeste”, falou o ministro Silvio Costa Filho.
Sílvio Costa Filho, Ministro dos Portos e Aeroportos, Fátima Bezerra, governadora do RN, e Walter Alves, vice-governador do RN
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Pacote de obras
Entre as principais intervenções anunciadas estão:
Dragagem do Rio Potengi: Aprofundamento do rio, uma obra que não é realizada desde 2009. A ação vai permitir a entrada de navios de maior porte e aumentar a capacidade de movimentação de cargas. A previsão é da obra ser iniciada em dezembro deste ano. Intenção é aumentar para 12,5 metros a profundidade e permitir a atracação de navios de até 237 metros de comprimento.
Defensas na Ponte Newton Navarro: A responsabilidade pela instalação das defesas da ponte, que antes era do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Ministério dos Transportes, foi transferida para a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). O investimento nessa obra é superior a R$ 50 milhões.
Reforma e manutenção: Obras de troca de 33 defensas do cais, reforma de armazéns e galpõe e a instalação de uma usina fotovoltaica para o porto, visando a eficiência energética e a sustentabilidade das operações. Investimento é superior a R$ 9 milhões. Início das obras é previsto para este ano.
Nova safra de frutas
O evento também marcou o início da nova safra de frutas do estado, com o embarque do primeiro navio da safra (Baltic Jasmine). A embarcação começou a ser carregada nessa segunda-feira e tem previsão de sair no dia 18 à Holanda.
O Rio Grande do Norte é líder nacional na exportação de frutas como melão e melancia.
“A gente sabe a importância que tem o Rio Grande nas exportações de sal, na fruticultura, que é muito estratégico para a geração de emprego e renda, para o desenvolvimento”, citou o ministro Silvio Costa Filho.
A Codern informou que espera este ano superar o volume de exportações com frutas, mesmo com restrições impostas, por exemplo, com o tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos.
Nos últimos três anos, o Rio Grande do Norte movimentou mais de 23,4 milhões de toneladas em cargas, sendo 14,6 milhões via Porto Públicos e 10,4 milhões por terminais autorizados, segundo o Ministério.
Futuro Porto-Indústria Verde
Durante o evento, também foram lançados estudos para a criação do Porto-Indústria Verde, que será construído em Caiçara do Norte. O investimento para os estudos é de R$ 11,6 milhões.
O projeto, focado na geração de energia eólica offshore (no mar), visa posicionar o Rio Grande do Norte como um polo de energias renováveis e um importante pilar na transição energética do país.
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