Moradores colocam faixas e fazem alerta sobre área com alto índice de assaltos em Santos, SP


Moradores colocam faixas alertando sobre perigo de assaltos em bairro de Santos
Moradores colocaram faixas para alertar sobre o perigo de assaltos no bairro Areia Branca em Santos, no litoral de São Paulo. A ação foi realizada, no domingo (13), como forma de protesto contra o aumento da criminalidade. Os avisos, no entanto, foram retirados pela Prefeitura de Santos.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Moradores penduraram faixas com os dizeres “Atenção, área com alto índice de assaltos”, perto da Centro Educacional da Zona Noroeste. O objetivo foi chamar a atenção das autoridades e alertar os turistas e vizinhos sobre a insegurança no bairro.
Moradora da Areia Branca há dois anos, a psicopedagoga Luize dos Santos afirma que nunca se sentiu tão insegura quanto agora. Ela conta que o filho já foi vítima de um assalto às 16h, em um sábado movimentado.
“Antes, a gente sentava na calçada, via as crianças brincando na rua. Isso não acontece mais. Principalmente na região do sambódromo e do Forte (supermercado), onde os assaltos são constantes”, disse.
Moradores colocam faixas para alertar sobre assaltos em bairro de Santos, SP
Arquivo Pessoal
Ainda segundo Luize, um grupo de moradores se reuniu para alertar sobre possíveis ações de criminosos. “Criamos justamente por questão da segurança, para um informar o outro de assalto, de roubo e coisas do tipo. A população está abandonada”, disse.
De acordo com os moradores, ao menos 55 furtos e assaltos foram registrados informalmente nas últimas semanas. Para confeccionar as faixas, o grupo arrecadou fundos e planejou a ação, escolhendo os locais e o horário para a fixação dos avisos.
As faixas, porém, foram retiradas pela Prefeitura de Santos. Em publicação nas redes sociais, um morador flagrou o momento em que um funcionário retirava uma das faixas. “Para mandar tirar a faixa é rapidinho. Para tirar esses andaimes que estão há quatro anos aí, nada. Bonito, hein, prefeitura”, ironizou.
Faixas foram retiradas pouco menos de um dia após serem colocadas.
Arquivo pessoal e Reprodução/Redes sociais
O que diz a prefeitura?
A Prefeitura de Santos informou que a faixa foi fixada em um local com escoramento para obras de reparo estrutural. A retirada seguiu a legislação municipal sobre afixação de cartazes e faixas.
Ainda segundo a administração, o combate à criminalidade é de responsabilidade das forças policiais. A Guarda Civil Municipal (GCM) atua em apoio, com rondas diárias em toda a cidade, incluindo a Zona Noroeste.
A prefeitura esclareceu que a passagem de veículos no local está suspensa por orientação da Defesa Civil, devido ao escoramento da passarela do Centro Educacional da Zona Noroeste. A licitação para as obras foi considerada fracassada após nenhuma empresa cumprir os critérios técnicos exigidos, e um novo processo está em andamento.
Ação da Polícia
A Polícia Militar informou que reforçou o policiamento nos bairros Areia Branca e Jardim Castelo com viaturas e apoio da cavalaria. Em junho, 2.576 pessoas foram abordadas e 14 foram presas em flagrante. Em julho, até o dia 14, foram 1.027 abordagens e 8 prisões em flagrante.
Apesar da percepção de insegurança, os registros oficiais apontam oito roubos em junho e quatro entre os dias 1º e 14 de julho. A corporação ressalta que incentiva a participação em programas de vizinhança solidária para fortalecer o policiamento comunitário.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.