
Tubarão ‘megaboca’ achado em Sergipe
Reprodução
Um tubarão da espécie Boca Grande foi encontrado morto na Praia da Costa, no município da Barra dos Coqueiros (SE), no dia 5 de julho. O caso chamou a atenção de moradores, turistas e especialistas, por se tratar de uma espécie rara em águas rasas.
No Brasil, foram registrados quatro encalhes desse animal, sendo dois no Nordeste, segundo o biólogo e coordenador-técnico de conservação e Pesquisa e Projeto Tamar em Sergipe, Fábio Lira.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Veja o que se sabe sobre o caso:
O que aconteceu na Praia da Barra dos Coqueiros
Qual é a espécie do tubarão encontrado
O que foi feito com o tubarão
É comum encontrar tubarões nesta região
Existe risco para banhistas
Quais as atribuições do Projeto Tamar nesse caso
Tubarão é encontrado em praia da Barra dos Coqueiros
Projeto Tamar/Arqivo
O que aconteceu na Praia da Barra dos Coqueiros?
Um tubarão da espécie Boca Grande, com 4,7 metros de comprimento, foi encontrado morto na faixa de areia da Praia da Costa, em Barra dos Coqueiros (SE), no dia 5 de julho de 2025.
Qual é a espécie do tubarão encontrado?
O animal adulto era um tubarão Boca Grande (Megachasma pelagios), espécie rara que habita águas profundas e dificilmente é vista próxima à costa. Ele pode atingir até cinco metros de comprimento e pesar cerca de uma tonelada
O que foi feito com o tubarão?
O tubarão foi recolhido e encaminhado ao Projeto Tamar, em Aracaju, onde foi analisado por especialistas e estudiosos das universidades federais de Sergipe e Alagoas. O animal não apresentava ferimentos e a causa da morte ainda não foi identificada. A expectativa dos profissionais do Tamar, é que os resultados dos exames, que ainda não ficaram prontos, possam ajudar na conclusão do caso.
É comum encontrar tubarões nesta região?
Não. É incomum a presença de tubarões nas praias do litoral sergipano, especialmente de espécies como a Boca Grande, que vivem em águas profundas e raramente se aproximam da costa.
Existe risco para banhistas?
Segundo especialistas, não há indícios de risco para banhistas. Já que o estado não possui registro de ataques de tubarão e a espécie encontrada não costuma se alimentar de grandes presas.
Quais as atribuições do Projeto Tamar nesse caso?
O Projeto Tamar é uma iniciativa reconhecida nacionalmente pela conservação da vida marinha. No caso do tubarão encontrado, o projeto ficou responsável por recolher o animal e conduzir os estudos para entender o que causou sua morte. Segundo o Tamar, o animal permanece no Instituto, onde está em um estágio de conservação para depois ser exposto aos visitantes.
Tubarão é encontrado em praia da Barra dos Coqueiros