
Representantes do Sebrae, Faperr, UFRR e Embrapa, que irão promover o evento
g1 RR
O Sebrae Roraima lançou nesta sexta-feira (1º) o Amazontech 2025, em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Voltado à imprensa e parceiros, o evento marca o início de um dos maiores movimentos de inovação e desenvolvimento sustentável da Amazônia.
O evento retorna à Boa Vista após 21 anos após ter percorrido sete estados da Amazônia Legal, consolidando-se como um polo integrador de ciência, tecnologia e empreendedorismo na região. O evento ocorre nos dias 4 a 6 de setembro e antecede a COP-30 e deve discutir temas que serão abordados na conferência.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
“As instituições envolvidas se unem com um propósito comum: o desenvolvimento sustentável dos negócios na Amazônia. Isso envolve todos nós e impacta diretamente a vida das pessoas, desde as mais simples até aquelas que empreendem nos mais diversos setores, como indústria, educação, serviços e agronegócio. O Amazontech é um evento para todos. Ele promove o diálogo sobre saberes ancestrais, pesquisa, cultura e gastronomia, porque tudo isso representa quem somos na Amazônia”, destacou Henua Patrícia, Gerente de comunicação do Sebrae.
Henua Patrícia, Gerente de comunicação do Sebrae
g1 RR
O Amazontech 2025 é um movimento de transformação social e econômica da Amazônia Legal, que reúne um público diverso formado por empreendedores, pesquisadores, líderes comunitários, investidores, representantes internacionais e autoridades.
Com uma infraestrutura de 20 mil metros quadrados no campus Paricarana da UFRR, o evento contará com uma programação extensa e imersiva, com mais de 100 atividades distribuídas entre manhã, tarde e noite. Para o vice-reitor da UFRR Silvestre Nóbrega, o evento é uma oportunidade de impulsionar o conhecimento produzido pela academia.
“Com certeza, é o local apropriado do ponto de vista da infraestrutura que pode ser oferecida, e que foi oferecida aos parceiros como o Sebrae, a Embrapa e a Faperr para que o evento pudesse ser realizado. Mas, com certeza, esse olhar é justamente pelo processo de pesquisa, ensino e extensão da universidade, além da inovação desenvolvida dentro da Universidade Federal de Roraima”.
Serão seminários temáticos, palestras magnas, oficinas práticas, painéis 360, vitrines tecnológicas, rodadas de negócios, visitas técnicas a propriedades modelo, desafios de inovação e um espaço interativo voltado à cultura e à gastronomia da região. Hyana Lima Primo, chefe geral da Embrapa em Roraima destacou a importância do retorno do evento para Roraima.
“Então, é um evento, e acredito que a sociedade vai conhecer muitas tecnologias, muita inovação de todos esses parceiros, do Sebrae, da Embrapa, da Universidade e, com isso, da FAPERR, que também fomenta tudo isso, para que a gente possa cada vez mais estar trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável aqui da Amazônia”.
Hyana Lima Primo, chefe geral da Embrapa em Roraima
g1 RR
Os conteúdos do evento girarão em torno de três eixos estruturantes: Ciência e tecnologia como estratégia de desenvolvimento; Empreendedorismo sustentável e inclusão econômica; Inclusão social, valorização cultural e popularização da ciência
Entre os públicos esperados estão pequenos, médios e grandes empreendedores; pesquisadores, acadêmicos e o público geral interessado nas atividades; investidores e startups de base tecnológica e bioeconômica; líderes comunitários, indígenas e ribeirinhos; profissionais autônomos; além de instituições públicas e privadas.
A edição 2025 também reforça sua abordagem internacional e colaborativa, com a presença de delegações da Guiana, Equador e Barbados, além da participação dos Sebrae dos estados da Amazônia Legal: Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, e do Sebrae Nacional.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.