
Zoológico de Sapucaia reabre após quase três meses fechado
🐆 Um pequeno sobrevivente da fauna gaúcha pode ser encontrado no seu novo recinto a partir deste domingo (3). Trata-se de um filhote de puma concolor, espécie conhecida popularmente como onça-parda ou suçuarana, que chegou ao Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
No Rio Grande do Sul, o puma concolor é considerado uma espécie rara e ameaçada, com populações cada vez mais isoladas devido à perda de habitat, atropelamentos e atividades humanas. Na lista estadual, o animal está em perigo de extinção, mas ainda está tanto no bioma da Mata Atlântica quanto no Pampa.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O Zoo em Sapucaia ficou mais de dois meses fechado, por conta de um foco de gripe aviária, e reabriu as portas ao público na quinta-feira (31). Neste mesmo dia, o filhote chegou ao parque, mas esteve em período de adaptação.
Segundo a médica veterinária Moira Ansolch, da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o retorno do animal à natureza não é viável.
“Por ter sido resgatado muito jovem, necessitado de múltiplas intervenções médicas e possivelmente apresentar déficit visual, sua reintrodução na natureza foi considerada inviável”, explica.
Filhote de puma concolor é o novo integrante do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul
Reprodução/ RBS TV
Resgate do filhote
O felino foi resgatado em fevereiro deste ano, em Jaquirana, na Serra, quando tinha dez dias de vida e pesava 700 gramas. O animal foi encontrado sozinho por um morador local, após o desaparecimento da mãe, suspeita de ter sido vítima de caça ilegal. Dos três filhotes da ninhada, apenas ele sobreviveu.
Desde o resgate, o puma recebeu cuidados intensivos. A primeira parada foi na sede da Sema, em Porto Alegre, onde iniciou tratamento sob supervisão da Divisão de Fauna.
Exames realizados pelo Instituto Preservas, da UFRGS, revelaram a necessidade de uma rede de apoio especializada. Diversas instituições se mobilizaram voluntariamente. O filhote chegou a passar por uma cirurgia de catarata.
Com o passar dos meses, o filhote cresceu e ganhou força. Em junho, já com 10 kg, foi transferido temporariamente para o Zoológico de Canoas, onde teve acesso a um ambiente mais natural e espaçoso.
“Os felinos estão cada vez mais raros na nossa região e ver agora que essa história, por mais que seja triste, ter um final feliz com o puma sobrevivente e saudável, é motivo de orgulho”, comenta Guilherme Oliveira, servidor da Sema que prestou os primeiros atendimentos ao animal.
Filhote de puma concolor é o novo integrante do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul
Luis André/ Gov RS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS